- maio 17, 2018
Não é preciso procurar muito para encontrar algum aparelho doméstico antigo abandonado pelos cantos da casa, seja por falta de funcionalidade e aquela promessa de “vou levar para arrumar”, ou simplesmente porque o design já não é nada atraente.
Antes de dizer tchau para estes itens e abandoná-los de vez, que tal pensar em soluções práticas que possa fazer que sejam reaproveitados e até mesmo integrem o seu décor.
Reaproveitar eletrodomésticos antigos pode ser muito mias fácil do que você imagina. Para te ajudar neste processo, elaboramos um um passo-a-passo super simples para você renovar aquele ventilador antigo esquecido dentro do armário.
Uma maneira simples de economizar, renovar a decoração da sua casa e trazendo mais personalidade e estilo para ao seu lar! Veja só como é fácil!
Passo a passo para reformar seu ventilador
Primeiro passo: definindo o estilo
Em qualquer processo “Faça Você Mesmo” é importante definir de antemão qual estilo queremos imprimir na renovação ou construção daquela peça. No caso de seu ventilador antigo, é importante levar em consideração onde ele será posicionado e quais cores ou padrões você gostaria de utilizar.
Se o seu ventilador ficará fixo na sua sala de estar, por exemplo, observe os demais móveis e elementos do cômodo para definir a paleta de cores que você vai utilizar. No caso de paredes e sofás neutros, por que não criar um ponto de cor com o seu “novo” ventilador? Certamente vai ser um destaque na próxima vez que receber visitas!
Segundo passo: preparando o ventilador
Antes de iniciar a “reforma”, é preciso desmontar seu ventilador antigo, separando a maior parte de peças possível. Retire as grades e pás e separe-as da base, que também poderá ser pintada posteriormente, caso você queira.
Com uma lixa fina, retire a tinta antiga do aparelho, tendo cuidado com as bordas e cantos, que não podem ser esquecidos! Este processo pode levantar bastante pó, então use uma máscara e uma luva.
Depois de lixar bem, limpe as peças com um pano úmido, com cuidado para que não fique qualquer resíduo. O cuidado e a paciência para executar este primeiro passo são primordiais para que você tenha um bom resultado no final!
Terceiro passo: colorindo com tinta
Com o ventilador preparado, chegamos na parte mais divertida: a pintura! Apesar de podermos utilizar outros materiais para esta reforma, nossa sugestão é que você opte pelas tintas spray, que são práticas e têm uma infinidade de opções de cores. Além disso, são fáceis de trabalhar e têm um precinho bem amigo!
Forre a superfície na qual você irá realizar o trabalho com bastante jornal e teste o jato de sua tinta spray em uma folha, para ganhar mais segurança ao manuseá-la e evitar pontos de acúmulo de tinta.
Comece com uma camada muito fina e aguarde secar. Mantendo seu spray sempre na vertical, aplique mais camadas finas até que a cobertura esteja completa ou até que você consiga o tom que desejou. Caso prefira, você pode começar utilizando um primer na cor branca, que ajudará na definição da cor.
Pinte todas as peças da maneira que desejar, sempre com paciência e aguardando os intervalos entre as demãos. O processo de secagem é lento e pode demorar até 72h. Por isso, após terminar todo o processo, deixe seu ventilador em um local seguro e fresco até que ele esteja totalmente seco.
Depois disso, é só posicioná-lo no local de sua escolha e aguardar os elogios! Com animação e muita criatividade, você pode alcançar resultados incríveis na renovação de seu ventilador antigo. De quebra, ainda garante a brisa com muito estilo nos dias mais quentes!
Gostou deste passo a passo? Continue acompanhando o blog da Tintomax e conheça ainda mais sobre o universo da casa e decoração!