De nada adianta sonhar, planejar e investir na sua  decoração, novas mobílias, obras de arte e utensílios domésticos se sua casa continua sem aquela conhecida sensação de “lar”, não é mesmo? 

É muito comum que após a organização inicial de nosso espaço, tenhamos a sensação de “frieza” ou de uma certa impessoalidade. Para solucionar este problema, o uso de plantas e folhagens interiores pode ser extremamente eficaz, já que é uma forma simples de trazer vida para dentro de  casa, criando sensação de conforto e bem-estar.

Contudo, muita gente ainda tem a ideia de que para ter plantas, é preciso seguir muitos cuidados. Com isso, acabam deixando a ideia de lado. Atenção! A manutenção de plantas não é sinônimo de dificuldade, pode ficar tranquilo!

Viemos a seu resgate com este guia simplificado de como escolher e manter lindas folhagens, que vão transformar uma simples residência em um verdadeiro “lar, doce lar”!

Como ter folhagens em casa

 

 

 

Escolhendo as melhores espécies

Com uma infinidade de opções, é difícil saber em que devemos focar ao escolher plantas para nossa casa. De início, já podemos adiantar que a grande maioria das flores, apesar de lindas e coloridas, exigem um trabalho mais meticuloso de manutenção e talvez não sejam as melhores opções para espaços mais restritos.

Por isso, vamos nos concentrar nas folhagens, que além de belas e ornamentais, não demandam cuidados tão especiais.

Após escolher o lugar onde irá posicionar sua planta, observe qual a incidência de luz no espaço: ele recebe luz direta do sol? Luz indireta? É um local de sombra? Esta é uma ótima pergunta a se fazer, cuja resposta vai nos ajudar a definir bem a espécie que iremos trazer pra casa.

Caso seu cantinho receba luz direta do sol, saiba que são poucas as folhagens de interiores que se adaptam bem a esta condição. Neste caso, você pode optar pela árvore-da-felicidade e pelo cacto, duas plantas que adoram o calor e que não prejudicadas pela luz direta. 

 

Se o seu espaço, ao contrário, é menos iluminado, não se preocupe! A zamioculca, com suas exuberantes folhas verde-escuras, adora meia-sombra e não precisa ser regada com frequência: ótima para quem fica pouco em casa ou é mais esquecido!

A areca, apesar de lidar bem com um pouco de luz, cresce ainda mais vistosa em ambientes de sombra! É ótima para aquele cantinho da sala que precisa de um pouco de cor.

Cuidado com a temperatura!

Além da frequência das regas e da incidência de luz, um outro ponto importante que deve ser levado em consideração ao escolher folhagens interiores é a temperatura do cômodo onde elas ficarão. É um erro comum pensar que todas as plantas gostam do calor do sol: na verdade, algumas parecem ter sido feitas para ambientes com ar condicionado!

Caso você queira decorar um escritório ou então um espaço no qual o uso de ar condicionado é frequente, opte pela Pau d’água ou pela Lança de São Jorge, ambas folhagens que resistem a temperaturas um pouco mais baixas.

Se, ao contrário, sua casa é mais quente ou então acompanha as mudanças de temperatura trazidas pelas estações, procure folhagens resistentes, que não sofram com o nosso clima tropical. A iuca é perfeita para essa situação, além de ser extremamente vistosa. Uma boa companheira para ela é a pata-de-elefante, que não exige muitas regas e reage muito bem a temperaturas mais altas.

Viu só? Cultivar belas folhagens em casa não é nenhum bicho de sete cabeças! Seguindo nossas dicas, você certamente vai conseguir escolher as melhores opções de plantas para ter um pedacinho da natureza dentro do seu lar!