- agosto 6, 2020
Com a ação do tempo, um grande inimigo pode surgir para os portões, grades e outros locais compostos por ferro. A temível ferrugem.
Essa ação ocorre por causa da oxidação do ferro, ocasionada pelo contato deste metal com o oxigênio presente na água e no ar.
Quando já estão oxidados e corroídos, começam a gerar o hidróxido de ferro, a camada avermelhada conhecida como ferrugem. Dependendo de sua amplitude, pode até inviabilizar a recuperação do material.
Mas calma! É possível resolver o problema quando a ferrugem ainda se concentra na parte superficial do metal. Veja algumas dicas para renovar portões e grades oxidadas! Ah, e não se esqueça de utilizar luvas e proteção durante o processo.
– Remova os excessos de ferrugem e aplique o fundo convertedor de ferrugem!
Primeiro, elimine o excesso da ferrugem (crosta) utilizando uma escova de aço ou uma lixa própria para ferro.
Após a remoção do excesso e da tinta solta, aplique um fundo convertedor de ferrugem. Esse produto irá transformar toda a superfície oxidada em um fundo pronto para receber a pintura!
– Escolha a proteção correta para a superfície! (Fundo zarcão ou para aço galvanizado)
Depois de utilizar o convertedor de ferrugem, agora você precisa aplicar um fundo com ação anticorrosiva na superfície. Para metais ferrosos, deve-se utilizar o fundo zarcão, que proporciona ampla proteção anticorrosiva às superfícies desse tipo, tanto em ambientes externos quanto internos.
Caso o material seja galvanizado, é necessário a utilização de um fundo específico para aço galvanizado, que promove a aderência da tinta de acabamento em superfícies desse tipo.
– Aplicando a tinta de acabamento ao ferro.
Para escolher a tinta, o esmalte sintético é o tipo principal para pintar materiais de ferro. Existem tintas esmalte à base de água e à base de solventes. Veja as suas vantagens e desvantagens!
Tinta esmalte à base de água:
Vantagens:
– Mais resistente a intempéries e ações do tempo;
– Acabamento mais liso;
– Secagem mais rápida;
– Menos odor da tinta;
Desvantagens:
– Valor mais elevado comparado à base de solvente;
– Menor cobertura comparado à base de solvente.
Tinta esmalte à base de solventes:
Vantagens:
– Maior cobertura comparado à base de água;
– Valor mais acessível;
Desvantagens:
– Maior odor da tinta;
– Secagem mais demorada;
– Necessita de solventes para diluir.
Para finalizar, agora vamos a aplicação. Se você estiver utilizando a tinta esmalte à base de solvente, procure usar 15% de solvente com a tinta. Para a utilização à base de água, como o próprio nome diz, não é necessário a utilização de solvente, somente a água para diluir a tinta (siga as instruções na embalagem do produto).
O intervalo entre uma aplicação e outra é de 4 horas (mas esse tempo pode ser maior, por isso verifique orientação do fabricante).
A aplicação da tinta deve ser feita no mesmo dia em que a ferrugem foi removida. para não correr o risco de encontrar o material com ferrugem novamente ou com pontos pretos.
Agora que você já sabe como renovar os locais oxidados, vamos colocar a mão na massa!