Um dos pontos principais para definir a harmonia do ambiente são as combinações de cores. Elas possuem o importante papel de determinar a sensação do local, gerando diversos sentimentos para a pessoa que se encontra nele.

Em sua casa, já se sentiu alegre em um determinado cômodo? Ou mais tranquilo? Saiba que a combinação de cores do local pode ter grande influência nesse sentimento.

Mas antes de mostrarmos as combinações de cores para você se inspirar, vamos introduzir uma ferramenta muito importante nesse processo, que será de grande ajuda para qualquer decisão: O círculo cromático!

 

 

O círculo cromático é formado por 12 cores, sendo 3 cores primárias, 3 secundárias e 6 terciárias.

Cores primárias: Amarelo, vermelho e azul – São as cores consideradas puras, que existem sem a necessidade de misturar outras cores. Através de suas combinações conseguimos criar qualquer outra cor (com exceção do branco).

Cores secundárias: São a união de duas cores primárias, podendo resultar em até 3 cores secundárias, confira abaixo:

 

 

 

Cores terciárias: É a combinação de uma cor primária com uma cor secundária, formando assim as tonalidades, como o vermelho-alaranjado ou azul-esverdeado.

 

 

Como usar o círculo cromático?

O círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada para uma melhor visualização das cores, e assim, suas combinações. Através de estudos feitos com base nessa ferramenta, podemos destacar alguns modos de combinar as cores: Cores Análogas, Cores Complementares e Tríade. Veja mais detalhes:

Cores análogas: Trata-se das cores que estão lado a lado no círculo cromático. Essa combinação serve para criar uma unidade de cor no espaço. Ao apostar nas cores frias, o ambiente fica sofisticado e formal.

 

[divider]

 

Cores complementares: São aquelas que apresentam maior contraste entre si e são opostas no círculo cromático. Elas funcionam muito bem quando a ideia é criar um ambiente com cores vivas, cheio de energia e personalidade.

Dica: Tome cuidado para não escolher cores muito vibrantes, pois elas podem se ofuscar.

 

[divider]

 

Tríade: Também chamada de cores complementares decompostas, utiliza-se de três cores equidistantes que formam um triângulo. Dessa forma, é possível obter um efeito de alto contraste sem perder a harmonia.

Dica: aposte em uma cor predominante e outros dois tons distribuídos em objetos e móveis de forma equilibrada.

 

[divider]

 

Alguns exemplos das combinações de cores na prática:

 

Utilização do verde, amarelo e marrom, formando uma combinação de cores análogas.

 

 

 

 O amarelo da cadeira e da almofada entra em contraste com o azul predominante, uma combinação de cores complementares.

 

Nesse ambiente, as cores primárias formam uma combinação tríade, sendo utilizadas de forma equilibrada, garantindo a harmonia do ambiente e da sua decoração.

 

 

Mais dicas para combinações de cores individuais:

 

 

Como você viu, são diversas combinações de cores para se inspirar. Agora basta colocar a sua criatividade em prática 🙂

 

 

Confira outros artigos do nosso blog!

[button url=”https://institucional.tintomax.com.br/” color=”#f36f21″] Clique aqui [/button]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *