Cada pessoa tem o seu próprio estilo na hora de se vestir e é natural que este estilo se reflita na hora de pensar na  decoração. A nossa casa é decorada de acordo com as referências que mais nos agradam, mesmo que às vezes não saibamos exatamente qual é o estilo predominante ali.

Retrô, moderno, clássico, rústico, tropical ou escandinavo. Você saberia dizer o que mais lhe agrada? São muitas formas de expressar a personalidade através da decoração e, muitas vezes, nem mesmo sabemos como definir o que mais nos chama a atenção.

Então se você está na dúvida, preparamos um guia para você definir qual é seu estilo de decoração para casa!

Conheça os diferentes estilos de decoração e veja como definir o seu!

Retrô

A inspiração retrô consiste principalmente no charme, na simplicidade e que de alguma maneira faz referência a algum espaço ou estilo querido e que destacam memórias do passado. 

O retrô faz uma releitura atualizada das características antigas e tem como ponto chave um equilíbrio entre objetos de aparência do passado, com elementos claramente contemporâneos. Assim o ambiente fica harmônico e com referências às memórias afetivas do passado.

Clássico

Sabe aquele estilo que nunca sai de moda? Este é o clássico, conhecido como um estilo que busca harmonia entre linhas e formas de objetos e mobiliários, sempre com um toque elegante.

Este tipo de decoração exige cautela, pois ela envolve muita informação visual e o importante é não sobrecarregar o ambiente. As peças decorativas mais usadas costumam ser cristais, porcelanas, prataria, livros, espelhos com molduras ornamentadas, lustres e abajures.

Rústico

O estilo rústico é uma mistura charmosa que envolve o campo e o conforto, onde as peças, além de respeitarem a textura e o acabamento mais autêntico também remetem ao rupestre e ao ambiente natural.

Além disso, o estilo rústico transmite uma sensação de bem-estar, tranquilidade e acolhimento. Para isso, é preciso atenção aos detalhes, ao material que se usa e ao acabamento propositalmente imperfeito.

Moderno

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o estilo moderno não precisa necessariamente ser composto apenas por objetos e móveis com design futurista. Pelo contrário, muitas vezes as principais características são a funcionalidade e a simplicidade, que, juntos, devem oferecer uma atmosfera clean aos ambientes.  

As cores predominantes costumam ser preto, branco, cinza, marrom e bege. Além disso é usado cores pontuais para criar contraste, como o uso de amarelo, vermelho ou azul.

Tropical

Flores, estampas, listras e materiais como madeira e vime. Este são os elementos principais do estilo tropical, e claro, muitas flores e plantas espalhadas pela casa. O estilo tropical é uma mistura de cores intensas, frescor, natureza e que têm o objetivo de, juntos, transmitirem alegria e entusiasmo ao ambiente e as pessoas da casa.

Escandinavo

O estilo escandinavo surgiu no século XX, na região da Escandinávia (no norte da Europa) e tem como base cores neutras como cinza, branco e bege. A simplicidade deve prevalecer e os excessos são dispensados.

Além disso, se usa bastante a composição de texturas como madeira e tecidos grossos, por exemplo. O uso de materiais como este é inspirado na própria Escandinávia e ajudam a equilibrar o estilo sóbrio com um pouco de sofisticação.

 

Agora que você já conhecem quais são os estilos de decoração, ficou muito mais fácil decorar a sua casa com mais personalidade, não é mesmo? E que tal brincar e misturar mais de um deles? Conte com a Tintomax para deixar seus ambientes ainda mais bonitos!