Consideradas charmosas e econômicas, as casas de madeira podem ser uma boa escolha para quem busca fugir da alvenaria convencional e ainda por cima economizar tempo e dinheiro.

Se você já tem uma casa de madeira ou pensa em ter, saiba que a melhor maneira de evitar problemas como podridão ou cupins é manter a madeira sempre com a pintura, sendo uma parte regular e essencial da sua manutenção.

Por isso, o Blog do Tix irá te mostrar o passo a passo de como pintar da forma correta a sua casa de madeira!

 

 

Começando pela manutenção e a preparação da madeira

Antes de tudo, o primeiro passo do processo é preparar a superfície para receber a nova pintura. Caso você encontre focos de madeira podre, a melhor decisão é trocar a madeira do local.

A tinta não vai segurar superfícies podres ou desgastadas, por isso, sempre que você desconfiar que a estrutura da madeira está comprometida, faça a substituição.

Comece lixando bem toda a madeira para remover sua cobertura, utilizando uma lixa grossa própria para o material. Em seguida, para deixar a superfície mais lisa e nivelada, repita o processo utilizando uma lixa mais fina.

Depois de lixar, remova todo o pó formado, inclusive das frestas, usando um aspirador ou um pincel limpo.

 

Corrigindo os desníveis e imperfeições da superfície

Caso a madeira apresente rachaduras, buracos ou saliências, é preciso aplicar uma massa especifica para madeira.

Depois da aplicação, espere duas horas para secar, em seguida, volte a lixar o local para obter uma superfície lisa e preparada para receber a tinta.

 

Aplicando o cupinicida

Antes da aplicação do acabamento, não se esqueça de utilizar um produto cupinicida, para eliminar os cupins e evitar qualquer tipo de manifestação desses insetos.

 

Escolhendo o acabamento – Aparência natural (sem tinta) ou com tinta para madeira.

Agora, você pode escolher como será o acabamento da superfície. Você pode pinta-lá com tinta para madeira ou escolher algo com uma aparência “mais natural”, valorizando o aspecto da madeira.

 

1ª opção – Acabamento com aparência natural

Caso você opte por um acabamento com aparência natural, utilize o verniz ou stain para proteger a madeira e garantir esse aspecto. Veja as suas diferenças abaixo:

– Verniz: Além da estética final, tem como objetivo formar uma película de proteção na superfície da madeira, evitando fatores como a liberação de umidade interna, exposição direta ao sol ou chuvas. Por formar uma pequena película, sua manutenção exige um esforço maior, pelo fato de ser necessário a remoção de toda a camada antiga, através do lixamento e raspagem. São três tipos de acabamento para o verniz, sendo eles acetinado, brilhante e fosco.

– Stain: Ao contrário do verniz, o stain não forma película, e sim impregna na superfície da madeira. Após a aplicação, o produto consegue penetrar alguns milímetros nas fibras da madeira, proporcionando o selamento da peça e garantindo sua proteção. O stain é hidrorrepelente (repele água), combate a formação de fungos (fungicida) não descasca com o tempo e pode ser aplicado em cima da camada antiga, um dos principais diferenciais em relação ao verniz. Possui o acabamento acetinado.

 

2ª opção – Acabamento com a tinta de madeira

Se você escolheu pintar a madeira, utilize um fundo nivelador antes da aplicação da tinta, para garantir a melhor aderência possível da tinta na superfície de madeira, ao mesmo tempo tornando a pintura mais uniforme e intensa.

A tinta ideal para pintar superfícies de madeira é o esmalte sintético. Existem tintas esmalte à base de água e à base de solventes. Veja as suas vantagens e desvantagens!

 

Tinta esmalte à base de água:

Vantagens:

– Mais resistente a intempéries e ações do tempo;

– Acabamento mais liso;

– Secagem mais rápida;

– Menos odor da tinta;

Desvantagens:

– Valor mais elevado comparado à base de solvente;

– Menor cobertura comparado à base de solvente.

 

Tinta esmalte à base de solventes:

Vantagens:

– Maior cobertura comparado à base de água;

– Valor mais acessível;

Desvantagens:

– Maior odor da tinta;

– Secagem mais demorada;

– Necessita de solventes para diluir.

 

Para finalizar, agora vamos a aplicação. Se você estiver utilizando a tinta esmalte à base de solvente, procure usar 15% de solvente com a tinta. Para a utilização à base de água, como o próprio nome diz, não é necessário a utilização de solvente, somente a água para diluir a tinta (siga as instruções na embalagem do produto).

O indicado para tintas esmalte à base de água é a utilização do rolo de lã. Já para a tintas esmalte a base de solventes, deve ser aplicada com um rolo de espuma.

 

Confira outros artigos do nosso blog!