Com a vida atarefada e cheia de compromissos, é normal não sobrar tempo suficiente para dedicarmos a casa. Querer dar uma cara nova em algum cômodo ou talvez fazer uma reforma completa são desejos comuns que surgem eventualmente.

Com esta vontade, surge também uma dúvida muito comum: consigo fazer tudo sozinho ou preciso contratar um profissional?

Se você não tem certeza se vai conseguir executar o projeto, se entende pouco de decoração, dos valores dos materiais e não conhece bons fornecedores para auxiliá-lo, talvez contar com um decorador seja a melhor opção.

Mas, nem tudo é tão simples quando se trata da nossa própria casa, certo? É fundamental analisar também, quais são as as vantagens e desvantagens e quais são os resultados que você pode esperar.

Descubra tudo o que você precisa saber antes de contratar um decorador

Atenção ao orçamento

Existe uma ideia comum de que contratar um decorador é sempre uma opção cara. Porém, se você analisa somente o valor final do profissional, você não está considerando todos os pontos.

Ao contratar um decorador, é preciso entender que existem aspectos compensadores e que vão contribuir com o orçamento final do projeto. Os profissionais estudaram e têm todo o conhecimento sobre quais são materiais mais indicados dentro do orçamento e se estão de acordo com o seu estilo.

Além disso, o profissional já tem parcerias estabelecidas com lojas, fornecedores, marceneiros, pintores, carpinteiros e fábricas e isto pode gerar maiores descontos ou melhores condições de pagamento.

É claro que podem surgir alguns pontos negativos. Afinal, você precisa deixar claro para o profissional qual é o seu estilo, o que pretende fazer e quanto está disposto a pagar. Assim, você evita a frustração no resultado final ou no valor final dos seus gatos.

O estilo da decoração

Muitas vezes, basta uma reunião detalhada para você explicar sobre os seus desejos, suas necessidades e o seu lifestyle. Um decorador experiente saberá montar um projeto e explicar sobre padrões, texturas, disposição de mobília, aproveitamento de espaço, escolha de cores, tipo de tintas e conjugação de todas as peças.

A partir daí, ele pode analisar o projeto e as suas ideias não só o ponto de vista estético, mas também em termos práticos e funcionais.

A comunicação é o segredo para o sucesso de um projeto de decoração de interiores. Com um contato direto e uma conversa sobre todos os pontos você não vai ter surpresas desagradáveis.

Quando o profissional e o cliente estão em sintonia, por mais que surjam algumas questões como a dificuldade de escolher as cores finais, os detalhes ou estilo, será sempre facilmente contornado.

O que analisar na hora da contratação?

Antes de bater o martelo na contratação, é preciso considerar alguns pontos relevantes. Analise os projetos anteriores do profissional, busque referências e indicações. Veja também qual será a disponibilidade de agenda e se o profissional está executando vários trabalhos ao mesmo e se ele terá tempo suficiente para lhe atender conforme as suas necessidades e horários.

Fique atento para que o projeto tenha o seu estilo e para que a sua casa fique da maneira que você sempre sonhou!   

Ficou mais fácil analisar se vale a pena ou não contratar um decorador, certo? Mas, se ficou com dúvidas, não deixe de comentar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *