A escolha de uma boa iluminação para seu ambiente, muitas vezes é tão importante quanto a cartela de cores que serão usadas nele. Sua casa ou seu ambiente deve sempre ter uma boa claridade, seja com a luz artificial ou com a luz do dia. Com o projeto de iluminação correto, seu ambiente ficará funcional e seu bolso sentirá a economia no final do mês.

Para que haja uma boa iluminação, existem três pontos importantes à serem considerados:

– Lâmpadas: Alguns pontos são importantes em relação as lâmpadas, como a quantidade, sua distribuição, o tipo de lâmpada e sua potência. Outro item importante é a cor das lâmpadas. Se forem brancas tornam o ambiente frio e incômodo e devem ser usadas em áreas externas como garagens e jardins. Já se forem amareladas, trazem um clima de aconchego e devem ser usadas em ambientes internos, como salas e quartos.

– Cores do Ambiente: Podemos medir a intensidade de luz das luminárias de acordo com as cores das paredes e teto do ambiente. Por exemplo, cores claras refletem e intensificam a luz, podendo ser usadas lâmpadas de potência menor. Já em ambientes com paredes ou tetos escuros, a luz é absorvida, portanto necessitam de uma lâmpada com uma potência maior.

– Luminárias: Contribuem para uma melhor distribuição da luz no ambiente, fazendo com que desempenhe um papel de extrema importância no sistema de iluminação. Existem diversos tipos de luminárias como embutidas, de sobrepor, pendentes, de parede, de mesa de pé e entre outras. Na hora da compra é preciso saber qual será o foco da sua luz, portanto é necessário compreender se será uma iluminação direcionada ou difusa.

[Fonte:http://casaadorada.blogspot.com.br/2013/06/iluminacao-nos-ambientes-internos.html]