- junho 11, 2018
A madeira é um material versátil e que pode ser encontrada em todos os ambientes da casa, seja ele interno ou externo. É um material que também está presente em objetos distintos: piso, janela, corrimão, deck da piscina, móveis, portas e muito mais.
E na hora de escolher qual o acabamento se quer dar a uma peça, existe um produto que faz toda a diferença: o verniz. Além de proteger e deixar tudo mais bonito, o verniz cria um efeito que varia do fosco, acetinado ao brilhante e dá um toque charmoso à peça.
Para se trabalhar com madeira, entender a diferença entre os tipos de verniz que existem no mercado, é fundamental. Existem alguns que deixam o aspecto mais natural, outros que escurecem a cor, já outros, apenas criam uma película invisível para proteger a superfície contra sujeiras, chuva ou sol.
Então, se você quer entender melhor sobre este produto, acompanhe este artigo e veja também como preparar a madeira para receber o verniz.
Veja a diferença entre diferentes tipos de verniz, como utilizar e também como preparar a madeira para receber este produto.
Para que o verniz é indicado?
O verniz é indicado para toda superfície de madeira, tanto para ambientes internos mas, sobretudo objetos que ficam em ambientes externos, expostos à chuva e ao sol . Isto porque ele cria uma película de proteção, principalmente se em sua fórmula tiver fator de proteção solar.
Além disso, ele pode ser utilizado também como uma pré-pintura, antes de usar o esmalte para completar o acabamento da peça de madeira.
Quais são os acabamentos mais utilizados?
Existem cinco principais acabamentos:
-
Fosco – este acabamento é propositalmente sem brilho, ou seja, é totalmente opaco. Fazer uso deste tipo de verniz mantém um efeito natural porque ele preserva o aspecto original e praticamente não interfere nas características da madeira.
-
Brilhante – para destacar os veios da madeira e dar um aspecto mais elegante para o material, utilizar o verniz brilhante é uma ótima opção.
-
Acetinado – um brilho intermediário, ou seja é discreto e requintado. Em caso de dúvida sobre qual usar, este tipo de verniz é bastante indicado.
-
Stain – este acabamento é praticamente “invisível”, ou seja, ele visa preservar o aspecto original e proteger a superfície. A proteção ocorre por impregnação, ou seja, após aplicação, se impede que a água entre no material por hidrorrepelência.
-
Multiuso – geralmente são sprays para dar um leve toque de brilho e realçar a beleza dos móveis de madeira como janelas, tampos de mesa, portas e janelas.
Como preparar a madeira para receber o verniz?
Quando a madeira é nova, é fundamental lixar e remover o pó com pano umedecido. Feito este processo é preciso aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz com o rolo de espuma ou pincel, dependendo do tamanho do objeto.
Espere secar, lixe novamente para remover as farpas e prosseguir para a segunda demão. Simples, não é mesmo?
Agora, você já sabe que é muito fácil dar uma cara nova para os objetos de madeira através do verniz, não é mesmo? Para encontrar os melhores materiais para este processo, não deixe de acessar o site da Tintomax!