Houve um tempo em que o rosa e o azul bebê eram utilizados apenas no décor do quarto das crianças. Antigamente, utilizar tons pastéis tinham o objetivo de transmitir a sensação delicadeza, tranquilidade com toque infantil, puro e inocente.

Hoje em dia, arquitetos e designers de interiores utilizam estes tons para novos objetivos e fazem uso nos mais variados ambientes da casa.

Os tons pastéis, também conhecidos como candy colors, acrescentam um apelo retrô aos seus aparelhos de cozinha, à mobília, às paredes e aos objetos espalhados pela casa. São tons que remetem ao clássico, ao estilo dos anos 50 e 60 e criam uma atmosfera de muita personalidade, conforto e equilíbrio para a casa.

Veja como utilizar os tons pastéis em diversos ambientes da sua casa!

Utilize os tons pastel na sua cozinha

Você já notou que várias marcas de eletrodomésticos estão sempre se reinventando e lançando linhas como, por exemplo, com toque vintage? Refrigeradores, fornos, liquidificadores, máquinas de café e batedeiras ganharam tons pastéis e saíram do tradicional branco, preto ou bege. Estes aparelhos podem dar um toque inspirador inicial para você transformar toda a sua cozinha através de uma pintura bacana nas paredes e mobílias.

O ambiente vai ficar completamente harmonizado e de acordo com os utensílios que você utiliza no dia a dia. Para deixar tudo ainda mais interessante, crie um efeito de contraste com o uso de materiais como madeira, aço escovado, granito e cobre.

Outra forma de quebrar a monotonia é através dos detalhes, como um toque de cor em toalhas de mesa e estofados de cadeiras.

Saiba como aplicar as cores na sala

Há uma sensação muito relaxante por trás dos tons pastéis. Usá-los na sala de estar é uma excelente opção quando este é o ambiente da casa usado para momentos de conversa, leitura, descanso e para receber visitas.

Utilize tons em alguns pontos como mantas, cortinas, tapetes e almofadas. Além disso, utilizar as cores em paredes e mobília ajudam a deixar o ambiente ainda mais confortável visualmente. Variações do bege combinam muito bem com o branco e contrastam bem com superfícies e pisos de madeira mais escura. O marrom escuro da madeira sobressai em relação ao fundo neutro e aquece o ambiente.

Porque não aplicar no quarto também?

Quebre a ideia de que os tons pastéis ficam bonitos apenas em quartos infantis. Você pode optar por um ambiente menos colorido e apostar na sobriedade para deixá-lo mais equilibrado. Os tons pastéis passam a sensação de paz e calma além de deixar qualquer ambiente mais chique. Por serem neutros, eles são ideais para quem costuma enjoar facilmente das cores intensas.

O importante é não cair na monotonia e para isso, aposte em contraste com materiais naturais como madeira, bambu e mantas de algodão. Escolha uma cor de sua preferência e utilize a técnica do tom sobre tom para que o ambiente não fique muito apagado.

E então, o que achou destas dicas para dar nova cara aos ambientes de sua casa? Agora que você está inspirado para utilizar os tons pastéis, conte com a Tintomax para ter acesso aos melhores matérias!