A madeira, seja ela no piso, na mobília ou em detalhes da casa, traz conforto, beleza e a nobreza de um produto natural, seja na casa de campo ou no centro urbano. O material é de alta resistência, durabilidade e dá charme para qualquer estilo de decoração, especialmente para as casas rústicas.

A madeira pode ter diversas tonalidades diferentes, sabia? Natural, clara ou bem escura. São possibilidades de nuances distintas para você escolher e adequar ao seu estilo de decoração.

Basta fazer a combinação de produtos certos para se alcançar aquela tonalidade perfeita para qualquer cantinho da casa. Existem não só produtos específicos, como também técnicas apropriadas e materiais indispensáveis, que garantem o trabalho bem feito para valorizar a madeira.

O impacto visual é garantido e você ainda garante a durabilidade da peça por muito mais tempo.

Aprenda a tingir a madeira para valorizar a decoração da sua casa

Cuidados antes de começar a pintar

Independente da tonalidade que você optou por tingir a sua madeira, o primeiro processo é sempre passar uma lixa na peça e ao final, retirar o pó com um pano. Assim, além de garantir uma superfície nivelada, você remove a sujeira e qualquer verniz anterior.

A área a ser pintada precisa estar minimamente porosa para que o produto a ser utilizado possa aderir com mais facilidade. Não esqueça de utilizar neste processo: luvas, máscaras e óculos.

Outro ponto importante é ter um pedaço de madeira para testes antes de aplicar diretamente na superfície.

Qual produto devo aplicar na madeira?

Existe mais de uma opção quando o assunto é de tingimento da madeira: a veladura, o stain ou o betume. Para que você possa escolher a melhor cor, vamos explicar cada uma delas, acompanhe.

Veladura

A veladura é um dos produtos mais concentrados para se tingir a madeira, por isso é preciso atenção. Através deste produto, é possível criar tonalidades bem variadas. O mais indicado é diluir em verniz antes da aplicação, a não ser que você queira uma tonalidade super escura.

Para definir a cor, vá adicionando a veladura ao verniz aos poucos e vá experimentando na madeira de teste. Quanto mais veladura mais escuro será o resultado final. Não se esqueça de anotar a proporção de produtos utilizados caso seja preciso produzir mais da mistura.

Stain

O stain dá um acabamento muito bonito e leve, realçando coloração natural da madeira. Ele ajuda a preservar o aspecto original e proteger a superfície também. Esta proteção impede que a água entre no material por hidro-repelência e garante muito mais durabilidade.

Betume

O betume está disponível em diferentes tonalidades, em pasta ou líquido. Ele também exige uma diluição antes do uso, por isso, não esqueça de anotar as quantidades.

O produto é mais escuro, por isso, dissolva um pouco em aguarrás para facilitar na hora das pinceladas e não deixe de testar na madeira de teste.

Agora que você já sabe o que deve fazer para valorizar a madeira da sua casa, não deixe de visitar o site da Tintomax para encontrar os melhores materiais para esta tarefa!