Se você procura dar um ar diferente para a fachada da sua casa com um toque ousado e nada óbvio e, além disso, sem ter que pintar as paredes, que tal dar um toque de cor nos telhados?

Justamente por não ser um efeito frequente, muitas pessoas sequer cogitam pintar esta parte da fachada das casas. Acontece que, além de ser uma tendência que veio para ficar, apostar em  telhados coloridos garante um toque charmoso, requintado e fora do lugar comum para qualquer residência.

Você pode optar por harmonizar a cor do teto com as paredes da fachada ou mesmo por um efeito visual de contraste. Basta dar asas a sua criatividade! O importante é usar a imaginação, obedecer ao seu estilo e buscar referências para verificar quais tons lhe agradam mais.

Uma coisa é certa: o resultado final é ousado, cheio de personalidade e muito interessante. Vamos conferir na prática como usar a tendência dos telhados coloridos?

Se inspire na seleção de imagens de telhados coloridos que preparamos e use na sua casa também!

Como usar telhados coloridos no estilo colonial

Com a expansão das colônias europeias, muitos países criaram seus estilos próprios, combinando o que já existia com novas propostas. No Brasil não foi diferente e o estilo colonial é um destes resultados.

Acontece que até o estilo colonial se atualizou através de elementos contemporâneos na composição da fachada da casa. Uma junção harmônica que alia elegância e modernidade para dar um toque de estilo muito interessante.

 

O requinte e sofisticação dos tons neutros e pastéis

Um telhado com tonalidade suave causa um efeito muito charmoso e requintado. Você pode optar por cores neutras como marrom ou bege para criar um efeito sofisticado ou mesmo tons pastéis como azul, cinza, amarelo e verde para dar um ar retrô e propositalmente divertido.

Um elemento que ajuda na composição são as cores das janelas e portões, que devem respeitar o estilo. E ainda, um trabalho apurado de jardinagem ajuda a valorizar ainda mais o imóvel.

Como criar um efeito visual de contraste?

Uma ótima pedida é fazer uma oposição de cores entre os tons das paredes da fachada e do teto. Se você prefere paredes com cores mais intensas, faça uma opção por uma cor de telhado mais neutra como cinza, branco, off White e bege.

Agora, se você prefere parede neutras que tal fazer o inverso? Faça uso de cores mais fechadas, intensas ou vibrantes para criar um efeito visual de contraste que é ao mesmo tempo interessante e despretensioso.

Procure um bom profissional

Diferentemente das paredes, o mais indicado é pintar com a ajuda de um bom profissional. Além de ser arriscado, pintar o telhado exige habilidade e experiência no assunto. Por isso, busque referências, converse com o pintor e mostre algumas fotos para não ter problemas no futuro.

Confirme que se é possível conseguir o efeito desejado e qual é a tinta mais apropriada para a aplicação neste material. Ou então, se estiver disposto e com um bom orçamento, procure por um profissional que faça a substituição do telhado atual pela versão colorida.

Interessantes estas ideias de telhados coloridos, não é? Então, espalhe-as para seus amigos, compartilhe em suas redes sociais!