Eis que de repente surge aquela vontade de renovar a decoração. Os cômodos ficam sem graças, os detalhes já não fazem muita diferença e tudo parece não combinar mais. Apesar desta vontade repentina, transformar os ambientes por completo requer um investimento alto e pode não ser a solução ideal.

Mudar as cores das paredes, fugir dos tons neutros, criar texturas e desenhos são algumas das opções econômicas e que saem do lugar comum para quem quer dar nova vida aos ambientes e dar mais estilo à casa.

Paredes listradas

Apesar de ser uma solução simples, muitas pessoas esquecem que podem dar muito mais ritmo ao cômodo ao usar as listras. No sentido horizontal, elas ajudam a aumentar a sensação de amplitude. Já as listras verticais são as ideais para ambientes baixos, pois alongam o espaço.

Na hora de escolher as cores para fazer uma parede listrada é preciso atenção. Você pode optar por fazer contrastes entre as listras ou criar um estilo mais discreto, usando o tom sobre tom. Não se esqueça também da possibilidade de brincar com listras estreitas e largas, pois o cômodo ganha um novo ritmo.

Pintura Chevron

Com certeza você já viu este zigue-zague em algum lugar por aí. A estampa Chevron foi popularizada pela marca italiana Missoni, que até hoje cria roupas espetaculares com este padrão.

Como o mundo da moda, design e decoração estão relacionados, esse zigue-zague acabou indo parar nas paredes e outros objetos de decoração da casa. Apostar na pintura garante um visual moderno e dinâmico para os ambientes.

Meia parede

Esta é daquelas ideias que unem o bom, bonito e barato. Afinal, é preciso pintar apenas metade do ambiente. A pintura de meia parede ajuda a quebrar a monotonia do ambiente e deixa a casa moderna. Apesar do nome, não é preciso pintar ao meio exatamente. Quanto mais você sai do lugar comum, mais criativa fica o resultado da decoração.

Pintura para delimitar o espaço

O espaço para home office, o cantinho da leitura e até mesmo a cabeceira da cama box. Tudo isso pode ser feito e enfatizado com a ajuda da pintura. Ao invés de pintar toda a parede, é possível criar molduras que delimitam o espaço e ajudam a reforçar a decoração.

Pinturas geométricas

Já que estamos falando de efeitos que tornam-se verdadeiras molduras do ambiente, as pinturas geométricas não poderiam ficar de fora. Essa é daquelas técnicas que permitem o uso total da imaginação.

Padrões grandes, pequenos, coloridos, monocromáticos, uniformes ou assimétricos. Simplesmente não há regras, exceto o efeito harmônico que a pintura geométrica deve dar ao restante da decoração.

Degradê

Apesar do nome de origem francesa, o degradê já faz parte do nosso cotidiano há tempos. Ele já foi tendência nos cabelos, nas unhas, nas lentes de óculos, roupas e outros acessórios. Porém, na decoração a pintura degradê ainda está conquistando admiradores por todos os cantos. A grande vantagem é que você unir diferentes tons da sua cor favorita numa única parede.

Pintura em estêncil

Quem gosta de uma decoração descontraída, vai adorar a possibilidade de pintar com estêncil. Com estes moldes, é possível criar estampas únicas para a sua casa. Desde de corações à estrelas, passando por nuvens e arabescos, tudo é possível com o estêncil, que ainda por cima é fácil de aplicar.

O que não faltam hoje em dia são opções para sair do lugar comum e renovar a decoração da sua casa. O melhor de tudo é poder fazer isso, sem precisar gastar muito dinheiro.

Gostou das dicas? Tem alguma ideia para compartilhar? Conta para gente pelos comentários!