Durante muito tempo, na hora de pensar nas cores do quarto de criança não havia discussão. Para os meninos, optava-se pelo azul e, para as meninas o rosa. Para quem queria fazer algo diferente, a escolha existente era o amarelo.

Nos último anos, algumas regras sociais têm sido questionadas e questões como a ditadura das cores não fazem mais nenhum sentido. Afinal, cor não tem sexo. Outra questão é que os próprios pequenos estão cada vez mais questionadores e querem participar até da organização do próprio quarto.

Se você está em busca de inspirações que vão além do tradicional rosa e azul, confira agora as melhores dicas para inovar na decoração quarto de criança.

Tendências em cores quarto de criança

Tons de cinza

Esqueça aquela velha ideia de que o cinza é uma cor séria e só funciona em ambientes sóbrios. Com diferentes tonalidades, ele pode ser usado para criar decorações modernas e cheias de personalidade.

O cinza permite brincar com o uso de cores mais fortes, seja o azul, o amarelo, roxo ou vermelho de uma forma equilibrada. Além disso, é possível criar um universo totalmente feminino ou masculino, dependendo apenas dos elementos decorativos escolhidos.

Amarelo iluminado

As cores alegres são ótimas escolhas para a decoração do quarto das crianças. O amarelo iluminado surge como uma forte tendência nas cores para o quarto de criança. No entanto, é necessário ter atenção para não criar um ambiente muito estimulante. Para isso, combine este tom com outros mais suaves, criando um resultado divertido e equilibrado.

Tons suaves

Seja para combinar com as cores mais vivas ou para utilizar no ambiente inteiro, os tons suaves garantem um efeito aconchegante e confortável para os pequenos. O verde, amarelo, azul e o rosinha podem ser conjugados entre eles formando um patchwork de cores.

Os tons suaves permitem combinações entre tons bem diferentes, sem causar nenhum impacto e dando personalidade ao quarto.

Mix de estampas

Uma das vantagens do universo infantil é a possibilidade de brincar com as cores e estampas. Com cuidado, é permitido criar misturas improváveis e decorar de uma forma única.

O mix de estampas é uma alternativa interessante para a decoração do quarto de criança. O melhor de tudo é que não há regras. Você pode misturar poás com listras, xadrezes com florais e tudo mais que a criatividade permitir imaginar.

Temas e personagens infantis

Outra forma de fugir do tradicional azul e rosa é explorar a ideia de quartos temáticos ou com o uso de personagens tão queridos pela garotada. As figuras podem ser incorporadas na decoração do quarto de maneiras diferentes.

Seja no formato da cama, fazendo alusão ao tema, na parede, com a aplicação de adesivos, nas almofadas, cortinas ou roupa de cama. O que não faltam são possibilidades de agradar as crianças e ao mesmo tempo fugir do tradicional azul e rosa.

E para organizar: nichos decorativos

Sabemos que a organização é um dos maiores desafios no quarto das crianças. Por isso, a funcionalidade deve ser palavra de ordem na hora de planejar o espaço. Um dos grandes aliados para manter a ordem são os nichos. Além de criar um efeito especial na decoração, estes pequenos gabinetes podem armazenar brinquedos, enfeites e até acessórios.

Na hora de escolher os nichos para o quarto de criança, o ideal é seguir o estilo da decoração do espaço. Atualmente, existem muitas opções que vão além dos tradicional formato quadrado que podem ser nuvens, estrelas, corações, animais entre tantos outros. Veja qual se adequa melhor e invista nestes acessórios.

Prontos para inovar nas cores e na decoração do quarto de criança? Confira mais dicas exclusivas no blog da Tintomax