- julho 6, 2017
É indiscutível que os azulejos dão um toque especial no momento de decorar o ambiente, principalmente em cozinhas e banheiros.
Se você pretende dar uma renovada em antigos azulejos, saiba que a maneira mais fácil e econômica para isso é pintá-los. Uma maneira simples e rápida para você evitar a compra de novos azulejos, além do transtorno causado pela reforma.
Apesar do processo de pintura ser mais prático do que a troca dos materiais, é preciso se atentar a detalhes importantes para que o processo saia da melhor forma possível. Mas não precisa se preocupar, vamos te ensinar agora como pintar os azulejos da sua casa!
Iniciando pela limpeza
Antes de qualquer coisa, é fundamental que os azulejos estejam devidamente limpos e secos.
Comece utilizando um desengraxante multiuso, junto com uma estopa, para remover bem qualquer tipo de sujeira ou gordura acumulada.
Para limpar os rejuntes, utilize uma escova pequena para facilitar o processo.
Corrigindo imperfeições
Caso o azulejo tenha rachaduras, falhas ou buracos, você pode utilizar um pouco de massa acrílica para corrigir esses defeitos na superfície.
Aplique a massa no local onde se encontra a falha do azulejo, espere secar bem, depois, passe uma lixa fina na superfície e limpe o pó com um pano seco.
Escolhendo a tinta correta para cada tipo de ambiente.
Agora chegou um momento muito importante no processo da pintura dos azulejos, você deve escolher a tinta correta para cada tipo de ambiente.
Hoje em dia, a tinta mais indica para a pintura de azulejos é a epóxi, que possui uma ótima resistência à umidade e é ideal para esse tipo de material.
Apesar de ser a tinta mais indicada, é super importante se atentar aos tipos de epóxi fornecidos pelas empresas de tintas, devido ao fato desses produtos serem direcionados a cada tipo de ambiente ou situação.
Para você entender melhor, se você procura uma tinta mais resistente para o seu azulejo, o tipo indicado seria o epóxi bicomponente, que proporciona uma incrível resistência comparado ao epóxi convencional. Também é indicado para paredes que tem contato direto com a água, que necessitam dessa resistência maior.
Para pintura de azulejos localizados no piso, é necessário a utilização de uma tinta epóxi a base de solvente própria para piso.
Por isso, escolha o tipo de epóxi para cada ambiente abaixo:
– Paredes internas;
– Cozinhas;
– Lavanderias;
– Paredes com contato direto a água;
– Dentro do box do lavabo;
– Pintura de piso.
Outro ponto importante, para casos de repinturas, locais úmidos e pinturas com epóxi a base de solventes (piso), é indispensável a utilização de um fundo preparador para epóxi, caso a tinta já não contenha esse componente. o fundo tem o importante papel de garantir a aderência da tinta sobre o azulejo.
E como saber qual tipo de epóxi devo utilizar?
Apesar dos fornecedores de tinta especificarem em seus produtos onde o epóxi pode ser utilizado, é necessário verificar com alguém capacitado para falar do assunto e explicar a sua situação.
Mas não se preocupe, nossas lojas Tintomax contam com os melhores produtos e uma consultoria especializada para te auxiliar da melhor forma nesse momento tão importante. Confira mais sobre em nosso site: https://www.tintomax.com.br/
Aplicação da tinta – Escolha um acabamento com aspecto liso ou com alto-relevo
Chegamos na parte final, a aplicação da tinta. Você pode escolher o aspecto de como vai ficar o seu azulejo, sendo com alto-relevo (rejunte aparente), ou com uma superfície lisa (cobrindo o rejunte). Veja as informações dos dois tipos:
Acabamento com alto-relevo
Prepare a tinta de acordo com as informações e recomendações do fabricante. Na hora da aplicação, utilize um rolo para passar a tinta por cima do azulejo, atenção aos rejuntes que podem ficar de fora da passagem de rolo.
Espere secar bem, de acordo com as recomendações da tinta. Depois de seca, lixe bem a superfície e passe um pano seco para eliminar o pó.
Dê uma segunda demão de tinta, se necessário, uma terceira também.
Acabamento liso
Aplique uma camada de massa acrílica para cobrir toda a superfície e os rejuntes. Caso o espaço do rejunte contraia, aplique a massa novamente para nivelar totalmente.
Espere secar bem, depois, use uma lixa fina para deixar a superfície uniforme e passe um pano seco para retirar o pó.
Faça a primeira demão de tinta e depois de seco reaplique para que o acabamento fique bem feito.
Depois de escolher o acabamento e finalizar a pintura, espere o tempo de cura da tinta, que é aproximadamente 10 dias.
Lembrando que a questão de aplicação pode variar de ambiente para ambiente, por isso, procure ajuda profissional e entre em contato com um de nossos consultores Tintomax!