- março 5, 2018
Para manter a casa bem conservada e com uma aparência bonita, investir em uma boa pintura é fundamental. Apesar de não existir uma regra sobre a frequência que devemos repaginar as cores das paredes, a aparência pode indicar se chegou a hora ou se ainda é possível esperar mais um pouco.
É preciso analisar se a cor está desbotada, se a textura e o acabamento ainda estão bem feitos e até mesmo se há mofo nas paredes. E aí quando você concluir que chegou o momento de aplicar uma tinta nova nas paredes, sempre aparece aquela dúvida:
“Qual a quantidade de tinta necessária para pintar tudo?”
Muitas pessoas têm dúvida com relação a este assunto e acabam comprando a quantidade errada. No entanto, acertar na medida é importante para garantir que não vai faltar material nem mesmo que haverá desperdício.
E ainda: no caso das cores personalizadas, corre-se o risco do tom ficar diferente caso precise de uma reposição, ou seja, é preciso que não falte tinta para que todo o espaço seja pintado de maneira uniforme. Pode parecer uma tarefa difícil, no entanto, é muito mais simples do que você imagina!
Aprenda a calcular a quantidade certa de tinta para pintar qualquer cômodo da sua casa
Escolha a tinta certa antes de começar o cálculo da quantidade
Muito provavelmente você vai para a loja de tintas sabendo qual a cor você quer, não é mesmo? No entanto, o que muitas vezes não lembramos é de avaliar o acabamento e a textura da tinta. Existe um mundo de opções! Então analise estas características antes de começar qualquer processo.
Tire medidas e calcule a área a ser pintada
Em primeiro lugar, você precisa medir as dimensões de um cômodo ou de uma parede. Saber a metragem da área que se vai pintar é o ponto mais importante, por isso, mão à obra! Realize os cálculos em 5 passos de acordo com a tipologia da edificação. Assim você vai ter mais precisão para comprar a quantidade de tinta necessária:
- Meça a altura da parede;
- Em seguida o comprimento da parede;
- Multiplique a altura pelo comprimento;
- Faça os cálculos e obtenha o metro quadrado.
Como calcular a quantidade de tinta, afinal?
Dê uma chance à matemática! Preparamos a fórmula para você aplicar e chegar à quantidade ideal. Vamos lá?
-
Q = Quantidade de produto
-
A = Área de pintura em m²
-
D = Número de demãos recomendado pelo fabricante
-
RP = Rendimento do produto (em m²) para cada demão de tinta (essa informação está na embalagem)
A fórmula é assim: Q = A x D /RP, ou seja, a quantidade de tinta que você precisa comprar é igual a área quadrada do ambiente ou da parede a ser pintada, vezes o número de demãos, dividido pelo rendimento informado na lata de tinta.
Veja este exemplo: para pintar uma área de 750m² com 2 demãos de uma tinta acrílica cujo rendimento médio é de 250m²/lata/demão, você vai precisar de 6 latas de tinta!
Se você tiver dúvidas na hora de fazer os cálculos, saiba que os atendentes da Tintomax são especialistas no assunto. Conte com eles sempre que precisar comprar a quantidade certa de produto para pintar a sua casa, combinado?