- maio 25, 2017
Foi-se o tempo em que decorar a casa era sinônimo de ter que gastar muito dinheiro. Hoje em dia, não faltam opções econômicas e criativas para dar vida nova a um cômodo do seu lar. Reaproveitar móveis, customizar, renovar peças e investir em projetos DIY (Do It Yourself) são algumas soluções bem simples e que tem baixo custo.
Uma das tendências do universo da decoração é a proposta de reformar objetos antigos, criando um ar moderno e descolado para a peça.
Encontrar uma peça vintage não é uma tarefa difícil. Afinal, toda cidade tem um antiquário ou uma loja de móveis usados onde estão escondidas verdadeiras preciosidades. Além disso, as feiras são uma excelente opção para achar aquela mobília perfeita para ganhar vida nova.
Pensando nisso, preparamos um post para inspirar você a fazer o seu projeto DIY. A proposta é reformar uma cristaleira antiga, dando a ela um novo visual. Este móvel pode ser usado na sala de jantar ou na cozinha, ideal para guardar as suas louças mais especiais, além de garantir todo o charme para o ambiente.
Preparado para colocar a mão na massa? Confira agora o passo a passo deste projeto.
Reformando uma cristaleira antiga
1) Retire os vidros
O charme das cristaleiras está no fato dela permitir ver o que há por dentro. No entanto, durante o processo de reforma você não vai querer que um incidente aconteça, não é mesmo? Por isso, remova todos os vidros do móvel e coloque-os sobre uma superfície como uma toalha ou edredom, evitando que eles arranhem ou estraguem.
2) Lixe a cristaleira
Ao comprar uma cristaleira num antiquário ou mesmo resgatar uma peça antiga da sua família, é natural que ela apresente imperfeições ou acúmulo de verniz em algumas áreas. Portanto, lixar é a primeira tarefa a ser feita. Você pode usar uma lixa bem grossa de início, para deixar a cristaleira com uma textura uniforme e depois, usar uma lixa mais fina para fazer o acabamento. O importante é que na hora de pintar, a tinta seja absorvida por igual em todo o móvel.
3) Aplicação do fundo de tinta
Sempre que for pintar um móvel de madeira é fundamental passar o fundo antes. Este produto ajuda a uniformizar a absorção da tinta, economiza a quantidade de demãos e, claro, garante um visual mais bonito. Outra vantagem do fundo preparador é que ele protege o móvel de madeira contra agentes externos que podem deteriorar a peça.
4) Hora de pintar
A maneira mais simples de deixar uma cristaleira antiga com aspecto moderno é inovando nas cores. Por isso, a hora de escolher a cor da tinta e pintar o móvel é uma das mais divertidas do projeto.
Apesar de muitos pensarem que a tinta esmalte sintético só é usada para ferros e metais, essa também é a melhor escolha para os que querem um bom acabamento na madeira e uma grande variedade de cores. O esmalte sintético também oferece a vantagem de já ser o acabamento final, ou seja, não há necessidade de passar verniz na peça.
Se antigamente o cheiro forte deste material era um problema, atualmente já existem produtos a base de água que resolvem a questão. Além de facilitar a aplicação da tinta, sem perder a qualidade.
Confira algumas ideias para se inspirar e aposte na sua criatividade na hora de fazer o seu projeto.
Para dar um toque especial a cristaleira antiga, você pode criar um fundo seja com um desenho único, com tecido ou papel. Assim, sua decoração terá ainda mais personalidade e estilo.
Ficou alguma dúvida? Use o espaço dos comentários e compartilhe as suas questões e ideias!