O verão tem muita coisa boa! Animação, calor, férias, praia e piscina. No entanto, você já reparou que com a chegada dos dias mais quentes, o número de insetos também aumenta? Isso acontece porque nesta época do ano que o metabolismo dos bichinhos é mais alto e por isso eles podem ser encontrados em todos os lugares, principalmente em áreas mais afastadas dos centros urbanos.

Os insetos atrapalham o sono tranquilo da madrugada e criam situações desagradáveis dentro de casa e claro, ninguém quer passar por isso no dia a dia, não é mesmo? Existe uma opção caseira e ecológica para contornar este problema, sabia? Através das plantas que afastam insetos e funcionam como verdadeiros repelentes naturais.

Veja quais plantas você deve cultivar para espantar os insetos da sua casa!

Afinal, porque há mais inseto no verão?

A vida dos insetos está diretamente ligada ao ciclo das plantas e o verão é o período que as flores desabrocham. Sendo assim, eles se alimentam do néctar e ficam mais fortes e resistentes. Além disso, o metabolismo destas criaturas se intensifica com o aumento do calor.

A pior parte é que os insetos preferem ficar no frescor que se tem dentro de casa para se esconder do sol e evitar as horas mais quentes do dia.

A forma mais natural de se combater os insetos

As plantas, além de darem um charme para a decoração dentro de casa, podem ser extremamente úteis para afastar insetos. Ótimo, não é mesmo? Claro que existem as espécies mais indicadas e por isso, separamos 5 opções para você ter no seu lar.

Citronela

O cheiro que esta planta exala é super perfumado e agrada muitas pessoas, no entanto, afugenta os insetos. Você vai poder aromatizar o ambiente e repelir os insetos ao mesmo tempo! Esta plantinha adora luz solar, por isso nunca mantenha em locais pouco iluminados, combinado?

Lavanda

O cheiro desta planta é delicado e adocicado. A lavanda é uma planta sutil, com uma cor incrível. Perfeita para decorar a casa e espantar mosquitos, traças, pulgas e moscas. Conhecida também como alfazema, ela não é muito tolerante às baixas temperaturas, ou seja, perfeita para o verão.

Manjericão

Cultivar manjericão em casa pode trazer benefícios além dos gastronômicos, pode apostar! Esta delícia culinária, que deixa qualquer receita mais perfumada, tem um aroma desagradável para os insetos. O manjericão é de fácil cultivo e uma das poucas exigências é a de que a planta precisa ficar pelo menos quatro horas por dia no sol.

Erva-cidreira

Esta planta rende não só um chá calmante e muito gostoso. Ela exala um odor desagradável aos mosquitos e demais insetos e pode ser facilmente cultivado dentro de casa, mesmo que você tenha pouco espaço. Basta regar e colocar em contato com a luz solar de duas a três vezes por semana.

Cânfora

Muito utilizada na medicina natural, a cânfora é encontrada em receitas de pomadas para aliviar dores. A planta tem ação fungicida e repelente, e pode facilmente ser cultivada em pequenos vasos. Precisa tomar sol e ser regada de 2 a 3 vezes por semana, com cuidado para não deixar a terra encharcada.

Incrível como existem soluções ótimas e ao mesmo tempo naturais para combater os insetos, não é mesmo? Compartilhe este post para que os seus amigos possam combatê-los também!