Quem nunca se viu nesta situação: redecorou a casa, reformou os cômodos, deu uma cara nova à fachada e as paredes internas da casa e ao final, infelizmente alguns materiais sobraram.

Você já parou para pensar que com a sobra das tintas que já tem em casa, é possível chegar a cores totalmente personalizadas? Esta pode ser uma maneira econômica e muito divertida de dar uma cara nova aos seus objetos ou móveis que precisam de um toque novo!  

Existem pelo menos duas formas de se conseguir aquela cor incrível da mobília da sala que você viu na revista, sabia? Não é um processo complicado, no entanto, é preciso entender a lógica das cores, base das tintas e o que pode ser misturado ou não.

Mas fique tranquilo! Preparamos um manual para você consultar e conseguir fazer a sua tinta personalizada sem precisar sair de casa. Confira:

Faça uma cor única com as tintas que você já tem em casa!

Avalie a base da tinta

Você pode usar tinta acrílica ou esmalte para fazer a sua cor personalizada. Mas, para se chegar a uma tonalidade específica é fundamental que a base das tintas seja a mesma.

Ou seja, tinta acrílica não deve ser misturada com tintas à base d´água por exemplo. O acabamento fica comprometido e você pode danificar todo o trabalho.  

Uma ótima opção para se chegar a uma tonalidade completamente diferenciada, é misturar tinta com corantes. Além de barato você pode ir “calibrando” aos poucos. Mas, se você optar por usar corantes, esteja atento se ele é compatível com o tipo de tinta que você tem em casa.

De uma maneira geral, tintas à base d’água são ideais para as áreas internas, uma vez que o cheiro é mais suave. Sem falar que os rolinhos e os pincéis podem ser reutilizados após o uso.

Entenda melhor as cores

  • A mistura de amarelo com azul é o verde. Vermelho com amarelo, laranja. Para prever qual será o resultado de uma mistura de cores, consulte as cores primárias e secundárias para não ter erro!

  • Além disso, você pode pensar assim: quer um tom mais escuro? Adicione mais tinta ou corante preto. Um tom mais claro? Mais branco.

  • E ainda: o pigmento na cor ocre é excelente para “aquecer” as cores. Já o azul ajuda a “esfriar” o tom.

Dicas extra

Ao misturar o corante a tinta, faça uma contagem de quantas gotas serão usadas de cada pigmento. Não esqueça de anotar e guardar esta informação! Assim, se você precisar fazer uma maior quantidade da cor posteriormente, ficará mais fácil chegar próximo ao tom desejado.

Ah, e se você for pintar grandes áreas, tenha bastante atenção. É melhor garantir uma boa quantidade para todas as demãos de tinta. Mesmo que você conte a quantidade exata de cada pigmento, por ser um trabalho manual, sempre existe o risco de ocorrer uma variação da tonalidade, não é mesmo?

Sendo assim, siga as nossas dicas e aproveite ao máximo o material que você investiu na sua casa. Conte com a Tintomax para economizar e deixar a sua casa sempre linda!