Conhecer os passos de uma pintura bem-feita auxilia no momento de alterar o ambiente. Assim, é possível avaliar o trabalho do pintor, e se preciso, solicitar reparos. Mas se você mesmo pretende executar o serviço, pois precisa economizar, siga as instruções abaixo, já que é possível renovar o visual de sua casa sem gastar com a mão de obra e a economia por chegar a até R$100,00 por parede.

Escolha Certa
Na hora de escolher a cor das tintas ou até mesmo mudar a cor das paredes é comum surgirem dúvidas. Todas as cores são bem-vindas, desde que criem uma harmonia com o ambiente. Para não errar, é preciso levar em consideração o local da aplicação, já que a cor é capaz de transformar o espaço. Elas influenciam o humor e estimulam sensações. Por isso, as cores devem ser pensadas de acordo com cada ambiente.

Preparando a superfície
A superfície deve estar limpa, seca e isenta de gordura, graxa ou mofo. Limpar as paredes com água e sabão, porém em alguns casos existem manchas que não saem tão facilmente.

Escolhendo Pincéis e Rolos
Se a necessidade é pintar grandes áreas, pode-se optar por rolos. Para quem deseja trabalhar com tetos e paredes muito lisas, pode contar com os rolos anti-gotas para ajudar a minimizar a sujeita.

Finalizando
Acerte a pintura com os pincéis menores. Eles entram como auxiliares nos ajustes e acabamentos e são utilizados para pintar horizontalmente rente ao teto ou abaixo da faixa de gesso. Uma fita do tipo crepe ajuda muito a evitar que a pintura borre nas áreas que não deveria.

Manutenção
É importante fazer limpezas constantes e acompanhar o envelhecimento da tinta. Quando necessário, faça reparos.

 

[Fonte: Revista Loja de Tintas, Ano 18, nº 157, edição Novembro de 2015]