O universo das cores é realmente fascinante. Elas são capazes de transmitir tranquilidade, aconchego, calma ou até mesmo agitação. Aqui no blog da Tintomax, sempre falamos sobre as características das cores e o que eles podem causar nos ambiente.

No entanto, hoje não vamos falar sobre o décor da sua casa, mas sim de um estabelecimento comercial, mais precisamente sobre loja de roupas.

Como nos ambientes domésticos, as cores de uma loja também devem ser bem planejadas. É muito importante saber criar uma paleta que ajude a atrair os clientes, criarem uma atmosfera interessante e que estejam de acordo com o produto.

Para não errar, é muito importante seguir alguns passos para que tenha sucesso com o espaço físico da sua loja de roupas.

Qual é o seu segmento?

Tanto como estratégia de negócio como para a decoração do espaço, é imprescindível saber qual é o seu público-alvo. Se a loja de roupas ainda é nova, pode ser que ainda não tenha certeza. Entretanto, é importante trabalhar com uma segmentação e direcionamento de clientela.

Se você vende roupa social masculina, o ambiente precisa refletir esta formalidade e sobriedade. Isso impacta diretamente nas cores que vão ser escolhidas para as paredes, objetos e móveis. Da mesma maneira que uma loja infantil permite brincar muito mais com tonalidades e cores mais lúdicas, certo? Veja algumas possibilidades.

  • Masculino formal: preto, tons de cinza, azul-marinho e branco.
  • Masculino casual: tons de cinza, paletas de azul e verde e cores quentes como vermelho e laranja em pequenos detalhes.
  • Feminino formal: branco, tons de cinza e tons de roxo.
  • Feminino casual: branco, cinza claro, rosa, roxo, vermelho, amarelo.
  • Infantil: este tipo de loja permite o uso de todas as cores.

Vitrine: o cartão de visitas da loja de roupas

Por quantas lojas de roupas você passa todos os dias? Quantas chamam a sua atenção no seu trajeto? Talvez você ainda não tenha pensado sobre isso, mas a vitrine é o cartão de visitas de uma loja e as cores têm total impacto no resultado final deste espaço. 

Mais uma vez, é muito importante deixar claro qual é o seu público-alvo e o estilo da sua loja. Esportiva, clássica, moderna ou descolada? Cada detalhe faz diferença na vitrine e as cores ajudam a ressaltar aqueles pontos que mais deseja chamar a atenção.

Agora, atenção, não exagere na quantidade de cores e nem de produtos expostos, a área de exposição precisa estar harmônica e equilibrada.

Decoração interna

Depois que o cliente entrou na loja de roupas, é preciso conseguir retê-lo e fazer com que ele compre. E, acredite se quiser, mas a decoração interna tem total influência neste processo.

Os móveis precisam ser escolhidos de maneira que se ajustem ao seu tipo de produto. Na hora de escolher as cores destas peças, opte por tons neutros como branco, off-white, preto, cinza ou castanho.

Deixe as cores fortes para os objetos decorativos e que podem ser usados com mais flexibilidade. Assim, você não corre o risco de cansar o cliente e consegue sempre criar a sensação de que há algo novo na decoração.

Décor do provador

Há até pouco tempo, o provador era apenas um espaço para as pessoas experimentarem as roupas. Hoje em dia, com as redes sociais, ele se tornou um ambiente onde as pessoas tiram fotos e compartilham aqueles ‘desejos de compras’ com os amigos.

Portanto, pense em criar um provador bem bacana. Cores muito fortes tiram a atenção do alvo principal: a peça de roupa. Mais uma vez, são os tons neutros que funcionam melhor. Além disso, planeje bem a iluminação de todo o espaço, pois a luz pode valorizar ainda mais o seu produto.

Equilíbrio, harmonia e público-alvo, essas três palavras devem nortear a decoração e cores da sua loja de roupas. Se você está pronto para colocar este projeto em ação, faça uma visita a uma loja Tintomax e converse com os nossos profissionais experientes. Esperamos por você!