- junho 8, 2017
Você já pensou em se aventurar com tintas e pincéis para dar uma renovada na casa? Além de dar uma cara nova ao ambiente, é divertido e poderá trazer boas lembranças no futuro. É também uma excelente forma de economizar, já que os gastos serão exclusivos com o material, pois a mão de obra é sua, certo?
Então, para que você possa fazer tudo da melhor forma possível, preparamos informações e dicas fundamentais que você precisa saber antes de começar. Pode parecer difícil, mas é muito mais simples do que você imagina!
Primeiro: Escolha a tinta certa
É provável que você vá para a loja de tintas sabendo qual a cor você quer. Mas, o que muitas vezes não se sabe, é que existe um mundo de opções para acabamentos/texturas e isso pode confundir bastante na hora da compra. Então veja este post aqui para entender melhor a diferença dos produtos.
Planeje o material
Agora que você já sabe qual a tinta irá lhe atender melhor, veja a lista de materiais necessários para você começar:
- Luva de borracha;
- Lixa para parede;
- Escada;
- Bandeja para misturar tinta;
- Pano de chão, jornal e lençol velho;
- Fita crepe;
- Pincel grande (2 polegadas);
- Pincel pequeno para acabamentos;
- Antigota e rolo de lã;
- Tinta (peça ajuda ao vendedor sobre a quantidade certa);
- Instrumento (misturador) de tinta.
- Diluente de tinta (aguarrás) (para uma limpeza geral no final).
É importante comprar a quantidade certa de tinta para não haver desperdício. Calcule a metragem da sua parede (largura x altura do chão ao teto) e informe a um dos nossos consultores de venda no momento da compra. Aqui na Tintomax, nossos consultores estão aptos a saberem a quantidade adequada apenas com esta informação.
Projete o que não será pintado
Antes de sair pintando é preciso deixar tudo organizado para evitar sujeira e tinta espalhada pela casa inteira. Ninguém quer ver o chão manchado ou o rodapé borrado, não é mesmo? Então, a primeira coisa é tirar o máximo de objetos possíveis do ambiente. O que não der para tirar, cubra com plástico ou lençol velho. Para o chão, jornal. Para o rodapé, interruptores, cantinhos da parede e o limite com o tento, fita crepe neles!
No dia da pintura, coloque a sua roupa mais velha e avental (se tiver) e tenha consciência que é impossível não se sujar, nem que seja um pouquinho. Proteja-se o máximo possível!
Pintando o 7
Chegou o momento mais esperado: é hora de pintar a parede! Siga as nossas dicas abaixo para não errar:
Lixe a parede para deixá-la lisa e uniforme. Para tirar qualquer resquício, passe um pano úmido e espere secar.
Prepare a tinta na bandeja e os pincéis. Leia as instruções para misturar tinta e água adequadamente e se depois desta mistura sobrar alguma coisa, não volte com ela para a lata, ok?
Uma maneira fácil de começar é pelos cantos, rente à fita crepe. Sua mão e seu braço ainda não estão cansados e, por isso, conseguirá dar pinceladas mais precisas.
Para pintar toda a parede, utilize os rolos. Comece de cima para baixo e depois de baixo para cima.
Espere secar pelo menos 4 horas e dê mais uma mão de tinta para que o acabamento fique impecável.
Agora que você já sabe o passo a passo ficou fácil dar uma cara nova para a sua casa! E se precisar de tintas e outros materiais importantes para a pintura, conte com a Tintomax!