Um bom tapete é sempre um ótimo artigo de decoração, deixando os ambientes mais aconchegantes e trazendo bem-estar para o lar. Os tapetes ajudam a definir melhor uma divisória entre os ambientes e também facilitam o posicionamento dos móveis da casa.

Mas, apesar de serem excelentes e multifuncionais, é comum ficar com dúvidas na hora de escolher a melhor opção. Afinal, são tantos formatos, tamanhos, materiais e cores que é preciso estar atento para encontrar o ideal para a sua sala.

Quando os tapetes ficam mal posicionados eles podem desarmonizar o ambiente e transmitir a sensação de desleixo.

Por isso, se você quer saber qual cor vai combinar com o estilo da sua casa, se é possível fazer mistura de estampas ou qual é o melhor formato, acompanhe as nossas dicas! Esclareça todas as suas dúvidas e acerte na escolha.

Deixe qualquer ambiente da sua casa mais charmoso com os tapetes. Veja o que deve ser analisado:

Como escolher o formato do tapete?

Apesar de não existir uma regra específica, existem algumas dicas que podem ajudar. O mais importante é que o tapete esteja de acordo com o estilo da casa, para que tudo fique mais harmônico.

  • Tapetes de formato quadrado ficam perfeitos em ambientes clássicos. Além disso, eles combinam com mesas redondas e quadradas.

  • Se você procura um tapete para a sala de jantar, deixe as bordas com pelo menos 1 metro a mais do que a área ocupada pela mesa.

  • Já os retangulares combinam com mesas não só retangulares, mas com as de tampos ovais também.

O que analisar com relação ao tamanho?

Os tapetes funcionam muito bem como um divisor de ambientes, porque determinam visualmente os limites de onde começa e termina um cômodo. É preciso estar atento ao tamanho e aqui vão algumas dicas:

  • Para salas é importante deixar o tapete com pelo menos 20 cm de sobra nas extremidades abaixo de cada um dos móveis que compõem o ambiente.

  • Escolha o tamanho do tapete após fazer a disposição dos móveis. Desta forma, você consegue tirar as medidas e deixar tudo proporcional.

Como acertar na cor ou nas estampas?

Esta é uma das dúvidas mais comuns: como combinar estampa e cores com o restante da mobília da casa. Por isso, veja quais são os cuidados necessários:

  • Siga a paleta de cores utilizada no ambiente, para não ter erro.

  • Combine a cor do tapete com outros elementos decorativos da sala. Que tal harmonizar com as almofadas ou com as cortinas?

  • Use preferencialmente e cor do tapete um tom acima da cor do piso. Caso contrário, ele vai ficar praticamente invisível e não vai destacar.

  • Se optar por fazer mix de estampas, utilize a mesma matiz de cor, ou opte por uma principal.

  • Ao fazer a mistura de estampas entre tapetes, evite combinações de estilos diferentes, como por exemplo, tapetes modernos com tapetes clássicos.

Temos certeza que agora ficou mais fácil encontrar o tapete ideal para a sua sala, não é mesmo? Conte sempre com o blog da Tintomax para mais dicas de decoração como esta!