Com a chegada do inverno e com ele as baixas temperaturas, é comum um impacto direto na conta de energia. Isto porque o banho costuma ser mais demorado, os aquecedores de ambientes são ligados com mais frequência assim como os secadores de cabelo e as lâmpadas, que são acesas mais cedo porque o dia escurece mais rápido.

É preciso ter muita atenção ao consumo, já que as bandeiras tarifárias das faturas de energia estão cada vez mais elevadas.

Se você quer driblar este aumento excessivo na conta de luz sem abrir do conforto é fundamental tomar algumas medidas. Faça um consumo consciente e reveja os equipamentos que você tem na casa.

Alguns, por terem a potência alta, podem representar mais de um terço no consumo de energia da casa. Acompanhe as nossas dicas e coloque tudo em prática agora mesmo! Vamos lá?

Saiba o que fazer para economizar energia no inverno.

Dê preferência para as lâmpadas de LED

No inverno, há muito menos horas de luz solar, por isso, tenha atenção para não desperdiçar energia com a iluminação. O primeiro passo é substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED.

Além de serem mais econômicas, elas duram mais tempo e irão ajudar a reduzir a conta no final do mês.

Atenção ao chuveiro elétrico

O chuveiro costuma ser o grande vilão da conta de luz durante o inverno. Ele é o maior consumidor de energia de uma casa, por isso, evite banhos longos e muito quentes. Se cada pessoa da casa reduzir de 1 a 2 minutos, por exemplo, o impacto no final do mês é enorme, sabia?

Evite aparelhos no modo “stand by”

Se não estiver usando o aparelho ou o eletrodoméstico, desligue. O “stand by” se tornou um vício mas, é preciso evitar este hábito porque equipamento ligado na tomada, também consome energia.

Computador, microondas, TV, DVD e muitos outros aparelhos precisam estar fora da tomada, principalmente se você estiver fora de casa ou se o aparelho estiver mais de duas horas sem utilização.

Cuidados simples com a geladeira e a máquina de lavar

Não abra a geladeira desnecessariamente. O ar quente entra e com isso, o motor do equipamento é obrigado a gastar energia para que ela se resfrie novamente. Por isso, antes de retirar ou colocar os alimentos, veja se é possível fazer tudo de uma só vez.

Evite colocar recipientes quentes para que ela não tenha que aumentar o consumo para resfriar a comida e nunca utilize a parte traseira para secar roupas ou sapatos.

Outra dica é verificar se a borracha de vedação da porta está em boas condições. Ela isola o interior da geladeira e evita um alto consumo de eletricidade.

Já com a máquina de lavar, o mais indicado é acumular o máximo de peças que for possível para que a lavagem seja feita de uma só vez. Assim, é possível economizar não só energia como água também.

Temos certeza que se você seguir estas orientações vai ser muito mais fácil poupar energia e driblar as baixas temperaturas de inverno. Conte sempre com a Tintomax para dicas como estas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *