Que tal deixar a casa mais bonita através da reutilização de outros materiais? Um projeto de décor bem elaborado não precisa ser necessariamente o mais caro. É possível encontrar soluções criativas e despojadas para transformar qualquer cantinho do lar em um espaço único e aconchegante.

No post de hoje, vamos apresentar uma mesa feita com o reaproveitamento do carretel de cabos. Além de ser uma alternativa sustentável, você vai sair do óbvio de uma maneira inusitada e econômica. Ótimo, não é mesmo?

Uma mesa feita com carretel de madeira é funcional e pode ter estilos completamente diferentes, quem manda é você! É um objeto versátil e que possibilita criações variadas. O melhor de tudo: você consegue fazer a sua mesa com carretel de cabos em apenas três passos!

Depois de pronta, ela poderá enfeitar ambientes diferentes da casa como cozinha, sala, jardim ou varanda. Então, inspire-se em nossas ideias e mãos à obra!

Confira algumas ideias incríveis de mesa de madeira com carretel de cabos  

Antes de começar…

Uma das partes mais importantes é verificar a procedência do material. O carretel pode ter ficado exposto ao sol, ter levado chuva e pode ter acumulado mofo e bolor, que são prejudiciais à saúde. Portanto, tome esta precaução e analise o estado da madeira com cuidado.

Você pode procurar por este material em lojas de material elétrico ou no descarte de companhias de telefonia/luz. Outra opção, são as lojas virtuais que vendem o carretel de madeira novo.

Materiais necessários para a mesa

  • 1 carretel de madeira;

  • 1 lixa para madeira;

  • 1 luva;

  • Jornal para cobrir o chão;

  • 1 lata de tinta para madeira à base de água;

  • Pincel;

  • Rolo de tinta;

  • 4 rodinhas de silicone (5cm);

  • Régua e caneta;

  • Parafusadeira;

  • Parafusos e buchas.

Primeiro passo – lixe todo o carretel

Mesmo se o carretel estiver em excelente estado, é fundamental lixar a madeira. Este processo vai eliminar as farpas, sujeiras superficiais, ondulações e o acabamento da tinta também fica melhor também.

Utilize a luva para este procedimento e cuidado com as farpas! Passe um pano úmido a seguir para retirar o pó e espere secar.

Segundo passo – pintar

Se você quer fugir do estilo rústico da madeira, pintar completamente a peça é uma ótima alternativa. Fica mais despojado e você ainda dá um toque de cor no ambiente.

Forre o chão com jornais e, com o rolo faça a aplicação da tinta por toda a peça. Com o pincel, faça o acabamento das partes internas e cantinhos. Espere secar de acordo com as instruções do fabricante para dar andamento ao próximo passo.

Terceiro passo – parafusar as rodinhas

Como o carretel é uma peça pesada é sempre bom colocar rodinhas para dar mobilidade ao móvel. Mesmo que visualmente não faça diferença, fica mais prático e confortável!

Com o móvel virado de cabeça para baixo, faça marcações de onde serão feitos os encaixes das rodinhas de forma que fique proporcional e aguente o peso da mesa.

As rodinhas possuem uma chapa metálica de apoio para colocar os parafusos. Com a parafusadeira insira o parafuso e encaixe. Está pronto!

Fotos para você se inspirar

Você pode ainda, optar por pintar a base de cor diferente, colocar ilustrações espalhadas protegidas por um tampo de vidro, colocar um espelho redondo, fazer desenhos ou simplesmente aplicar um verniz na madeira. Confira algumas ideias bem criativas!

Inspirado nestas ideias? Então conte com a Tintomax para customizar a sua própria mesa com carretel de cabos!