Investir na pintura de móveis antigos pode ser muito mais barato e divertido do que parece, pois é possível personalizá-los com muito estilo e elegância, além de economizar na compra de móveis novos. Confira dicas de pintura para dar uma nova cara aos seus móveis:

Preparar o móvel: Antes de iniciar a aplicação da primeira camada de tinta é indispensável retirar toda tinta velha, resíduos de cera e verniz. Esse passo é importantíssimo para a obtenção de um resultado final satisfatório.
A dica é começar pela lavagem da peça com água e sabão. Em seguida deve ser aplicado um removedor de tinta, seguindo as instruções impressas na embalagem e lembrando-se de usar avental, luvas e óculos enquanto estiver manuseando solventes. Depois é só deixar o produto agir por algumas horas e em seguida raspar a tinta antiga com o auxílio de uma espátula. Palhas de aço também podem ajudar a remover a tinta amolecida.
Depois de remover a tinta, é necessário lavar novamente o móvel para retirar todos os resquícios do removedor e da tinta velha e em seguida aguardar uma boa secagem.

Cobrindo as imperfeições: É preciso corrigir também problemas como buracos e imperfeições da madeira, que comprometem o visual da peça. É indicado utilizar uma massa de acabamento final, que pode ser encontrada aqui na Tintomax.
A pasta deve ser aplicada com uma espátula e, logo em seguida, é necessário retirar todo o excesso. Depois é só aguardar a secagem e lixar a região para remover todas as irregularidades da superfície.

Aplicando a tinta: Existem, basicamente, duas opções de tinta que podem ser usadas na pintura de móveis. As tintas acrílicas são solúveis em água e são fabricadas com pigmentos em uma base de resina acrílica, com cobertura mais superficial e suave, enquanto as tintas esmaltes são fabricadas a partir de corantes em uma base de verniz, proporcionando cobertura mais intensa e profunda.
A escolha da tinta vai depender da proposta visual final. Se a ideia é realizar pátinas, satinês, decapês, aplicação de estêncil ou deixar um acabamento mais rústico, com um visual fosco-acetinado, a melhor escolha é a tinta acrílica.
As tintas esmalte são muito mais resistentes, porém a dificuldade de aplicação é maior, pois são necessárias várias demãos para um resultado satisfatório e o tempo de secagem é mais prolongado. É a escolha perfeita para quem procura por acabamento brilhante ou semi-brilho e deseja pintar peças escuras, com resíduos de tinta, laqueadas e até mesmo fórmicas.

A restauração de móveis antigos é vantajosa e a oportunidade de poder personalizar os móveis pode ser extremamente interessante. Dê uma passada em uma de nossas lojas, siga as dicas e coloque a mão na massa para transformar seu móvel antigo em um novinho!!

[Fonte:http://www.mundodastribos.com/pintura-de-moveis-antigos-dicas.html]