- novembro 6, 2017
Você sabia que não é só a visão que absorve a energia de uma cor? De acordo com a cromoterapia, os organismos do corpo humano possuem a capacidade de receber e perceber os efeitos de uma determinada cor também.
Na prática, isso significa que as cores dos ambientes devem ser pensadas não apenas para agradarem os olhos, mas principalmente para criar equilíbrio e vibração energética, como por exemplo efeitos curativos ou calmantes.
Você já pensou em como as cores podem auxiliar em tratamentos, curas e energizar ambientes e pessoas? Elas são excelentes aliadas para objetivos diferentes e cada tonalidade pode provocar uma reação diferente no corpo. Interessante, não é mesmo?
Entenda um pouco mais sobre a Cromoterapia e como ela pode ajudar a estabelecer um equilíbrio entre corpo, mente e emoções:
Conheça a história, a origem e como as cores podem estimular sensações nas pessoas
História e origem da Cromoterapia
Alguns historiadores afirmam que no Antigo Egito (mais de 2000 a.C) as cores já eram usadas em benefício das pessoas. Além do Egito, gregos, chineses e indianos utilizavam as cores das pedras preciosas e das flores para curar os doentes.
Mais tarde, no século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe coordenou uma pesquisa a respeito das cores e comprovou que elas provocam efeitos no corpo humano.
No Ocidente, a cromoterapia só chegou bem mais tarde, no século XIX. Atualmente, ela está relacionada às sete cores do espectro solar, ou seja, ela é o resultado da decomposição da luz do sol quando refratada ao passar por um prisma e a luz branca é a fusão de todas as cores do espectro.
Com relação aos tratamentos, normalmente é utilizada uma lâmpada de 25 watts a aproximadamente 5 centímetros da pele, atuando durante aproximadamente 3 minutos.
Significado das cores de acordo com a cromoterapia
É importante entender as características de cada cor para conseguir usar corretamente, sem exageros, nos ambientes mais propícios e da maneira mais adequada.
Veja abaixo a lista dos significados de cada tonalidade, uma relação entre o Feng Shui e Cromoterapia que vão auxiliar na hora de decidir qual a melhor cor para um determinado ambiente da casa.
-
Branco: é uma cor neutra, que potencializa as demais cores. É a representação da luz divina.
-
Verde: está ligada ao elemento madeira e representa o crescimento, natureza e saúde. Pode ser utilizada em todos os ambientes da casa e traz força equilibrada, acalma o sistema nervoso e os sentidos.
-
Azul: é uma cor que transmite calma e serenidade, mas que deve ser usada com moderação para não provocar sono, isolamento e introspecção.
-
Lilás: tem efeito purificador, transforma energias negativas em positivas. Oferece sossego e tranquilidade.
-
Laranja: auxilia a mente e estimula novas ideias. Estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação.
-
Vermelho: uma cor que revigora a coragem e a força de vontade. É indicado o seu uso para pessoas tímidas e muito retraídas.
-
Amarelo: é uma cor que anima, inspira e que estimula o raciocínio, porque atua diretamente na mente das pessoas.
Interessante a história e como funciona a Cromoterapia, não é mesmo? Aplique as cores na sua casa de forma adequada e conte com a Tintomax neste processo!