Existem diversas cores expostas ao nosso redor. Estudos científicos mostram que as cores são respostas do nosso cérebro às percepções influenciadas pela cultura, conhecimento, preferências. Isto significa que, nossos olhos captam as cores, porém a compreensão das mesmas é algo relacionado diretamente às experiências internas e individuais. Assim, cada um de nós tem percepções e reações diferentes quanto às cores.

Com base nas nossas percepções escolhemos as cores que mais nos agradam. A preferência por esta ou aquela cor tem uma forte ligação com comportamento e personalidade. As cores que escolhemos para compor nosso cotidiano, como cor da roupa e acessórios, do carro, da mobília e decoração, e até da comida, falam muito sobre nós mesmos. Testes psicológicos afirmam que as cores possuem significados próprios e exercem grande influência na maneira como nos relacionamos com os espaços da nossa casa, trabalho, diversão e outros.

Conhecendo as cores

Uma dinâmica escala cromática distribui as cores em grupos. Em cada grupo encontramos a cor central e suas variações de tons mais claros e mais escuros. Como exemplo, podemos citar o rosa chá que é uma variação do rosa que, por sua vez, é uma variação do vermelho que é a cor central do grupo.

Partindo da concepção de que toda cor é um elemento de influência nos ambientes, diferentes sensações podem ser experimentadas por meio dos grupos de cor. Conheça as ações e reações que cada grupo pode desencadear.

Vermelho é uma cor intensa e vibrante, que transmite paixão, sensualidade, emoção. Oferece calor e energia ao ambiente, atraindo glamour e vigor pra o espaço. Aplicada em excesso pode provocar a agressividade e inquietação.

Laranja está associado à saúde, alimentação, vitalidade e criatividade. Esta cor produz entusiasmo, coragem e intimidade. Remete ao outono gerando a sensação conforto e aquecimento. Abusar do laranja pode atrair a melancolia e tristeza.

Amarelo traz vida, luz, inspiração. Relacionado à sabedoria e conhecimento, figura a felicidade de um dia ensolarado. Ambientes com muitas aplicações do amarelo podem ser angustiantes, causando insegurança e instabilidade emocional.

Verde representa crescimento, harmonia, equilíbrio. Está diretamente ligado à natureza, seus benefícios e belezas. Aplicações suaves de verde comunicam calma e alegria constantes. Se utilizado em grande quantidade pode despertar egoísmo, preconceito, inveja e cobiça.

Azul é uma cor profunda e serena que inspira confiança, fé e lealdade. Geralmente associado à inteligência e profundidade do conhecimento, transmite sobriedade e maturidade. Espaços com esta cor podem inibir o apetite, causar apatia e indiferença.

Branco simboliza pureza e inocência. Geralmente exerce influência positiva, remetendo à bondade e segurança. Branco em excesso provoca sensação de vazio, distância, monotonia e frieza.

Preto reflete poder, autoridade e firmeza nas ações. Aplicações de preto criam um ambiente elegante, sugerindo formalidade com um toque de mistério. Por ser uma cor que lembra a morte, abusar do preto pode causar morbidade, afastamento, tristeza e pessimismo.

Cinza inspira humildade, simplicidade, solidez. É uma cor prática que equilibra o ambiente com versatilidade. Espaços onde há grandes proporções de cinza comunicam solidão, depressão e apatia.

Marrom é uma cor estável. Sugere calor e conforto tornando o ambiente familiar, amável e organizado. Essa cor pode transformar o cotidiano oferecendo sensatez e firmeza. O urso exagerado do marrom inspira autoritarismo e arrogância.

Violeta reflete tranquilidade, dignidade, nobreza, sentimentos sublimes de unidade. É uma cor marcante que pressupõe criatividade, intuição e natureza artística. Aplicada em demasia pode representar orgulho, atitude autoritária e afastamento da realidade.

 

Fonte: Colatex do Brasil [http://www.colatexdobrasil.com.br/s/coressensacoes.php]