Escolher quais cores usar é um momento decisivo na hora de decorar a casa. A ideia de paredes coloridas tem feito cada vez mais sucesso e as revistas, blogs e outras fontes estão cheias de inspirações com combinações de várias cores no mesmo cômodo. Apesar disso, quando chega a hora colocar em prática, parece que a coisa não é tão simples assim.

A combinação de cores na parede pode parecer um desafio. Mas, a grande questão é entender um pouco mais sobre o funcionamento de cada uma delas, suas características e efeitos, para assim, conseguir criar um espaço que vai além das paredes monocromáticas.

Como combinar as cores?

Para conhecer um pouco mais sobre a combinação das cores, é preciso voltar alguns séculos na história, mais precisamente em 1666. Foi neste ano que Isaac Newton descobriu que a luz branca do sol era composta pelas cores do arco-íris. Com isso, o cientista criou um disco cromático como forma simplificada de representar as cores percebidas pelo olho humano.

O disco é formado a partir de 12 cores: três primárias, três secundárias e seis terciárias que ao serem combinadas dão origens aos diferentes tons.

Com o círculo cromático fica mais fácil entender as possibilidades de combinações existentes.

  • A combinação análoga é uma das mais simples de ser feita. Ela consiste na junção de cores que estão sequência no círculo. Ou seja, existe uma cor comum que cria um fio condutor na combinação e não permite contrastes.
  • Uma das maneiras mais simples de criar contrastes é buscar cores complementares. Observe no circulo cromático duas cores que se oponham e combine-as.
  • Outra possibilidade é usar as combinações triangular, retangular e hexagonal. Desenhe uma destas formas geométricas e selecione as cores onde as arestas tocam. Essas opções são boas escolhas para quem quer criar um espaço multicolorido, mas com uma paleta harmônica.

As cores para paredes coloridas

Agora que você já sabe mais sobre o círculo cromático é chegada a hora de aplicar a teoria e planejar a combinação de cores para parede da sua casa.

O tamanho do espaço é um aspecto fundamental na escolha das cores. Isso porque, tons muito escuros diminuem a sensação de amplitude. Por sua vez, as tonalidades mais claras aumentam a sensação de espaço. Portanto, tenha em mente esta pequena regrinha antes de definir como irá pintar as paredes coloridas do cômodo.

Tom sobre tom

Uma combinação simples de fazer e que garante a proposta de paredes coloridas é usar o tom sobre tom. A técnica consiste em combinar duas ou mais tonalidades da mesma cor. Ou seja, verde-musgo e um tom mais claro ou azul-escuro e um azul mais suave, por exemplo. Esta ideia garante cor à casa, mas de maneira discreta e elegante.

Contrastes na combinação de cores parede

Uma forma de deixar o ambiente vivo e alegre é investindo nos contrastes. Existem muitas possibilidades, como mostramos nas formas de combinações de cores. Entre elas, uma grande tendência é a união do amarelo e azul. Enquanto uma é estimulante à outra tranquiliza, ou seja, um casamento perfeito.

Cores coringas

Existem algumas cores que são verdadeiros coringas e que podem ser facilmente combinadas com tons mais fortes. O branco, nude, bege e cinza podem ser conjugados com vermelho, azul, rosa, verde e amarelo. Uma possibilidade simples e sem muito risco para aqueles que desejam ter uma casa com paredes coloridas e visual moderno.

Deu para ver que a combinação de cores para parede é mais simples do que parece. Além disso, você não precisa ficar restrito a combinar apenas duas cores num ambiente, pode apostar em três ou mais. Para fazer isso com certeza, use sempre o circulo cromático e verifique as possibilidades para a sua casa.

Alguma dúvida ou questão? Utilize o espaço de comentários e vamos falar mais sobre o universo das cores!