Uma das partes mais divertidas da decoração é a possibilidade de criar ou reformar objetos por conta própria. O famoso Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, em bom português, permite renovar a decoração da casa de maneira criativa e sem precisar gastar muito.

Muitas pessoas tem em casa móveis queridos, mas que já não estão em boas condições. No entanto, com o cuidado certo eles podem ganhar vida nova e transformar o décor de qualquer ambiente.

Devido ao material na qual são compostas, as peças em ferro são um bom exemplo de móveis e objetos de decoração que não precisam ser descartados apenas por não estarem mais tão bonitos.

Vale a pena reformar móveis de metal?

Com o passar do tempo, os móveis de metal, a maioria deles em ferro, acaba se deteriorando. As ações do tempo como a chuva, o vento e o sol contribuem para o aparecimento de ferrugem e, sem manutenção, o acabamento das peças vai perdendo a sua beleza.

No entanto, o ferro é um material de qualidade e que com cuidado pode durar a vida toda. Basta fazer as contas e ver há quanto tempo aquela cadeira, mesa ou peça está na sua família. Por isso, vale a pena investir no DIY, por a mão na massa, reformar móveis em metal e usá-los para dar aquele toque especial a decoração.

Qual a diferença da pintura de metal para a madeira?

Seja para a madeira ou para o metal, o material recomendado é a tinta esmalte, que pode ser sintética ou à base d’água. Este tipo de tinta garante maior durabilidade no acabamento tanto da madeira quanto do metal.

A diferença nas pinturas está no preparo da peça para receber a tinta. Principalmente por que os móveis de metal costumam apresentar áreas enferrujadas e essas não podem receber o acabamento diretamente.

Na hora de preparar a peça para pintura, é preciso já saber qual tinta esmalte será usada à base de água ou sintética. Para a última, deve-se utilizar o removedor de ferrugem, também conhecido como Fosfer e depois utilizar o Fundo para Metais (Zarcão).

Já para o esmalte à base sintética, ao invés do removedor, deve-se utilizar o convertedor de ferrugem, encontrado no mercado como ConFer. Neste caso, não é preciso aplicar o Zarcão.

Outra possibilidade de tinta para os móveis de metal e muito popular são as versões em spray, devido a facilidade de aplicação e manipulação do produto.

DIY: Como reformar móveis de metal

Reformar um móvel de metal não é uma tarefa difícil. Contudo, é preciso ter atenção a cada etapa do processo para garantir o melhor resultado possível. Para começar este DIY, você vai precisar dos seguintes materiais:

1.º Passo: Limpe o móvel com um pano úmido, removendo todas as sujidades que possam atrapalhar a pintura. Deixe secar bem antes de seguir para o próximo passo.

2.º Passo: As superfícies que contêm ferrugem necessitam de atenção especial. Além de lixá-las para garantir uma boa aderência, deve-se utilizar o convertedor  ou o removedor de ferrugem. Este produto ajuda a transformar a área prejudicada em um fundo para receber o acabamento. Caso seja escolhi a tinta esmalte à base de água, deve-se ainda aplicar o fundo para metais, também conhecido como Zarcão.

3.º Passo: Proteja a área onde a peça será pintada. O ideal é comprar uma lona bem grande, para garantir que só o móvel receba a tinta e o chão não fique manchado.

4.º Passo: É hora de pintar! Tome cuidado para não apertar o spray com muita força, pois a tinta pode começar a escorrer e estragar a pintura da peça. Garanta uma distância suficiente para que o jato não vá com tanta pressão no mesmo lugar, mas, que ao mesmo tempo não se desperdice muita tinta. Por isso, não hesite em testar antes num pedaço de jornal ou na própria lona para descobrir a distância ideal.

5.º Passo: Deixe a peça secar por pelo menos 24 horas. Por mais rápida que seja a secagem da tinta em spray, algumas questões como a umidade e chuva, podem atrasar o processo.

Quais cores usar?

Normalmente, as peças mais antigas de ferro tinham cores sóbrias como cinza, preto ou marrom. Para dar nova vida aos móveis de metal, o interessante é brincar com o contraste que eles podem criar.

Dessa maneira, porque não investir em cores fortes como amarelo, vermelho, azul ou laranja. Assim, aquela peça séria e pesada, ganha um ar mais moderno e descontraído.

Já pensou numa composição de cadeiras, cada uma de uma cor? Uma ideia simples, mas que muda toda a atmosfera do cômodo.

E você? Já reformou algum móvel de metal? Compartilhe a sua experiência com a gente! E se tiver alguma dúvida sobre a tinta, é só deixar nos comentários!