Processo – Pigmentação Lukscolor
Introdução
O processo de pigmentação de tintas, seja da Lukscolor ou Suvinil, precisa ser executado de acordo com o processo para não haver perdas, e custos de perca de produto (PERSOS). Abaixo estão as três etapas cruciais para garantir que a pigmentação seja feita corretamente.
Processo
Um processo é um conjunto de procedimentos e etapas, quando executado de forma íntegra, o processo é projetado para eliminar qualquer possibilidade de erro. O processo é documentado e estruturado para que a equipe esteja alinhada de como fazer, e do dever em faze-lo da forma como foi desenhado.
Perso
“Perso” é o nome dado às tintas que sofreram algum erro durante o processo de pigmentação, tornando-as impróprias para venda como produto normal. Essas tintas só podem ser vendidas com desconto, mas geralmente acabam se acumulando no estoque. Atualmente, os “Persos” são um dos maiores custos do estoque e o maior custo do processo de pigmentação de tintas.
Erros máquina
Em raros casos, ocorre tintas perso por conta de problemas nas máquinas tintométricas, tais como: Problemas no motor, na mangueira, nos agitadores dentro dos cânisters, etc. Em casos de tintas perso gerados a partir de erro da máquina, informar o responsável pelo setor imediatamente, para que o problema da máquina seja resolvido, e o perso categorizado.
As 3 etapas cruciais
Abaixo estão descritas três etapas cruciais do processo de pigmentação de tintas. Se seguidas corretamente, não haverá erros na pigmentação, na separação da tinta, na fórmula ou na dosagem dos pigmentos, evitando assim a geração de Persos.
Etapa Crucial 1: Bipagem da Base
Propósito: Esta etapa serve para verificar se a base de tinta separada é a mesma que o cliente comprou.
Procedimentos:
- Abra o pedido do cliente na tela de separação (CTRL + SHIFT + F9)
- Use o leitor de código de barras para bipar a base de tinta.
- Caso a base tenha sido separada errada, pegar a base correta e repetir esta etapa.
Caso esta etapa não ocorra: A base pode ser separada errada, sendo pigmentado um produto diferente do que o cliente comprou, gerando um PERSO.
Etapa Crucial 2: Conferência de Colorantes
Propósito: Esta etapa serve para verificar se a cor escolhida pelo cliente, que aparece no “Construshow” é a mesma que será dosada no “Luksystem” ou ‘’Selfcolor’’.
Procedimentos:
- Veja a fórmula da cor do cliente no “Construshow”.
- Abra a mesma fórmula no “Luksystem” ou ‘’Selfcolor’’.
- Compare as duas fórmulas para garantir que são iguais.
- Qualquer diferença, procurar a fórmula correta novamente, informar o vendedor, ou apoio comercial imediatamente
Caso esta etapa não ocorra: A fórmula aberta no ‘’Luksystem’’ ou ‘’Selfcolor’’, pode ser a errada, com pigmentos errados ou quantidades erradas. Caso a fórmula seja dosada errada dentro da base, será gerado um perso.
Etapa Crucial 3: Abrir Batoque e Alinhar a Base
Propósito: Esta etapa serve para verificar se a base de tinta está aberta (batoque ou tampa) e alinhada debaixo dos bicos para dosar os pigmentos dentro do produto.
Procedimentos:
- Abra o batoque, ou tampa da lata de tinta.
- Alinhe a lata de tinta aberta, com os lasers da máquina tintométrica, para ficarem debaixo dos bicos.
- Verifique se o batoque ou tampa da lata está aberta, e alinhada com os lasers para garantir que os pigmentos caiam dentro da lata.
- Caso não esteja desta forma, abrir o batoque ou tampa, e alinhar com os lasers da máquina
Caso esta etapa não ocorra: A lata de base pode não estar aberta, ou não estar alinhada com os colorantes corretamente. Caso isto ocorra, os colorantes podem cair apenas parcialmente dentro da base, invalidando o produto para o cliente que comprou, gerando um PERSO.
Conclusão
Seguindo essas etapas cuidadosamente, você garantirá a precisão e a qualidade na pigmentação das tintas, minimizando o risco de gerar Persos e controlando os custos do processo.
Os Persos representam um custo significativo para a empresa, tanto em termos de produtos desperdiçados quanto em espaço de estoque ocupado por tintas que dificilmente serão vendidas. A importância de seguir corretamente o processo e as três etapas cruciais não pode ser subestimada. Cada etapa foi cuidadosamente desenvolvida para garantir que não ocorram erros, assegurando a qualidade final da tinta e a satisfação do cliente.