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Processo – Baixa de Produtos de Uso e Consumo
Abaixo, encontra-se descrito o conceito, e o passo a passo do processo de baixas de produtos utilizados internamente como uso e consumo.
Conceito
Produtos categorizados como “uso e consumo” são produtos que vendemos para clientes, mas foram retirados do estoque para serem utilizados pela loja para fazer alguma manutenção, ou ser utilizada pela equipe para fins profissionais.
Exemplos
- Estopas de uso da expedição;
- Fitas de uso da expedição;
- Hipoclorito para limpeza da loja;
- Pincéis e rolos para fazer amostras;
- Tintas para pintura da loja.
Pontos Importantes a Considerar
**Produtos como: café, produtos de limpeza, e outros produtos que não são comercializados pela empresa, não são uso e consumo**
- Frequência das Baixas
- Todo produto retirado do estoque deve ser baixado imediatamente
- É importante registrar cada baixa imediatamente após a retirada do produto do estoque.
- Análise Mensal de Notas Fiscais
- As notas fiscais das baixas feitas pela loja serão analisadas mensalmente para extrair dados de gastos com produtos baixados no mês.
- Essa análise será alinhada com o gestor responsável pela loja para garantir transparência e controle financeiro.
- Identificação dos Produtos Baixados
- Todos os produtos baixados como uso e consumo devem conter a etiqueta de identificação de produtos parados (EIPP).
- A etiqueta deve ser colocada no momento da retirada do produto do estoque.
- Responsabilidades
- Todo produto retirado do estoque para uso e consumo deve ser autorizado pelo apoio comercial ou gestor da loja.
- Os produtos retirados para uso e consumo devem ser usados apropriadamente para o bem da loja, e devem ser zelados para não haver custos desnecessários.
Após a baixa ser realizada, deve-se fazer a etiquetação dos produtos com a EIPP – Etiqueta de Identificação de Produtos Parados.
