Quando vamos dar aquela renovada no ambiente, alguns questionamentos podem surgir durante o processo, principalmente quando se trata da pintura!

É algo normal entre a maioria das pessoas, inclusive com aquelas que não entendem desse mundo de reformas e tintas.

Mas não se preocupe, o Blog do Tix irá responder as principais dúvidas quando você for pintar o seu ambiente.

 

Devo utilizar massa acrílica ou massa corrida?

 

As duas opções utilizamos para nivelar e equiparar as superfícies de alvenaria, um processo bem importante na pintura. A diferença entre elas está na resistência de cada uma!

A massa acrílica é considerada mais resistente à umidade, por isso, é mais indicada para ambientes suscetíveis ao contato com água, como banheiros, cozinhas ou a área de serviços. Por apresentar uma maior durabilidade, ela também é a mais indicada para áreas externas, como fachadas de casas e prédios.

A massa corrida por sua vez, não possui resistência a umidade, então é indicada para ambientes internos e secos, como quartos e salas. Tem como vantagem a redução no consumo da tinta que vai ser aplicada posteriormente.

 

Qual é a diferença do selador e do fundo preparador?

 

O fundo preparador deve ser utilizado exclusivamente em casos de repintura, paredes descascadas, paredes com cal que estão esfarelando ou para dar mais firmeza ao reboco fraco. Sua principal função é fixar as partículas soltas da superfície e garantir uma melhor aderência da nova tinta, além de aumentar a durabilidade da alvenaria.

Já o selador tem a única função de proporcionar preenchimento a superfícies muito porosas, pelo fato de penetrar a região e se expandir, causando uniformidade. Ele é indicado para o reboco novo, concreto aparente e fibrocimento. Além de melhorar o acabamento, ele faz os produtos aplicados posteriormente renderem mais, como texturas e tintas.

 

Para a superfície de madeira, utilizar stain ou verniz?

 

Caso você queira deixar o acabamento da sua superfície de madeira com um aspecto natural (não utilizando tinta), escolha o verniz ou stain para proteger a madeira e garantir esse aspecto. Veja as suas diferenças abaixo:

– Verniz: Além da estética final, tem como objetivo formar uma película de proteção na superfície da madeira, evitando fatores como a liberação de umidade interna, exposição direta ao sol ou chuvas. Por formar uma pequena película, sua manutenção exige um esforço maior, pelo fato de ser necessário a remoção de toda a camada antiga, através do lixamento e raspagem. São três tipos de acabamento para o verniz, sendo eles acetinado, brilhante e fosco.

– Stain: Ao contrário do verniz, o stain não forma película, e sim impregna na superfície da madeira. Após a aplicação, o produto consegue penetrar alguns milímetros nas fibras da madeira, proporcionando o selamento da peça e garantindo sua proteção. O stain é hidrorepelente (repele água), combate a formação de fungos (fungicida) não descasca com o tempo e pode ser aplicado em cima da camada antiga, um dos principais diferenciais em relação ao verniz. Possui o acabamento acetinado.

 

E onde eu posso encontrar os produtos listados neste post?

Todos os produtos listados podem ser encontrados em qualquer uma de nossas lojas Tintomax! Além de produtos com muita qualidade, nossa consultoria especializada esclarecerá suas dúvidas, indicando os produtos certos a serem utilizados.

Ou caso prefira, acesse nosso site e faça o seu pedido online: www.tintomax.com.br 

 

 

Confira outros artigos do nosso blog!