Os ambientes úmidos e com pouca ventilação são perfeitos para a proliferação do mofo. Como o verão é chuvoso em muitas partes do país, o ar está sempre úmido e essa condição é perfeita para que o mofo esteja presente em diversos pontos da casa.

Ele pode ser um verdadeiro vilão para a sua casa, pois causa mal cheiro, mancha paredes e o pior de tudo: pode provocar problemas de saúde como doenças respiratórias e alergia.

Geralmente eles são inofensivos em pequena quantidade, no entanto, a aparência das paredes fica sempre desagradável, não é mesmo? Então se você quer entender melhor o que é o mofo, o que deve ser feito para evitar o seu aparecimento e como eliminá-lo de vez da sua casa, confira as dicas que preparamos neste artigo.

Aprenda a lidar com este problema para manter a sua casa sempre limpinha e sem bolor.

Evite o mofo dentro de casa através de dicas muito práticas!

Afinal, o que é mofo?

O mofo é na verdade formado por um fungo que se multiplica e criam colônias em ambientes escuros e com umidade. Ele trafega pelo ar e se prolifera facilmente nestas condições, através de esporos, ou seja, uma camada protetora que assegura o desenvolvimento da espécie.

O mofo também é conhecido como bolor e não é exclusivo das paredes, sabia? Ele também pode ser encontrado em roupas, alimentos, cortinas e até dentro da geladeira.

Como lidar com o mofo dentro de casa?

Existem algumas alternativas e métodos caseiros para você colocar em prática, seja para prevenir como para retirar se ele já estiver presente nas paredes. Veja abaixo o que deve ser feito:

1 – A primeira forma de evitar o mofo é através da pintura das paredes, por isso não abra mão da tinta impermeável. E ainda: escolha pisos frios para a casa.

2 – Mantenha o ambiente sempre arejado, seco e fresco. Para isso, abra janelas e portas e evite que o ar fique parado. Sem falar que esta atitude ajuda a entrar a luz solar, aquecer os ambientes e impedir a ação do micro-organismo.

3 – Retire tapetes e cortinas sempre que possível, uma vez que estes lugares são ideais para a reprodução dos micróbios.

4 – Espalhe sachês de tule com giz ou bolinhas de cedro nos lugares mais úmidos da casa. Estes dois são ótimos para absorver a umidade e sempre que eles ficarem molhados é preciso fazer a troca por novos.

5 – Primeiro, passe um pano seco na área com mofo. Em seguida, faça uma solução em proporção igual de água sanitária e água. Umedeça outro pano nesta mistura e aplique na parede com mofo. Não se esqueça de usar luvas para executar esta tarefa, combinado?

6 – Sempre mantenha um espaço (cerca de 5 centímetros) entre armário, parede e teto. Isto porque é preciso circular ar para evitar mofo, além de ajudar na hora de fazer a limpeza do local.

7 – Por fim, faça uma vistoria completa no telhado da casa para evitar que a chuva entre e provoque mais umidade.

Agora que você já aprendeu a como se livrar do mofo dentro de casa, compartilhe nossas dicas com os amigos através das redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *