- agosto 3, 2017
Se bateu aquela vontade de mudar o visual da sua casa sem querer gastar muito, a melhor opção sem dúvida é colocar a mão na massa e arriscar-se de pintor. Sem sombra de dúvidas, pintar paredes, portas e janelas é a melhor alternativa para dar uma repaginada no no décor do seu lar, sem precisar comprar móveis novos ou mudar a casa toda!
Contudo, apesar de simples, pintar exige cuidados delicados e atenção aos detalhes. Caso você passe despercebido por algumas etapas, o acabamento pode ficar mal feito e o resultado não ser aquele que você tanto esperava.
Conheça agora os 5 principais erros mais comuns na hora de pintar a casa e saiba como evitá-los
1 – Não cobrir quinas, rodapés e o chão
Este é o primeiro e talvez o mais comum dos erros. Para dar o acabamento perfeito à sua pintura é fundamental que você gaste um tempinho preparando o espaço que vai receber a tinta. Depois de algum tempo, mãos e braços ficam cansados e passa a ser realmente difícil não borrar alguns cantinhos.
Por isso, proteja com fita crepe as tomadas, rodapés, quinas e a divisão entre parede e teto. Quando acabar de pintar, é só puxar a fita que o acabamento vai estar perfeito.
O chão também não deve ficar de fora porque pintar causa respingos. Por isso, espalhe jornais ou lonas para evitar um possível acidente ou uma mancha de tinta.
2 – Escolher tons escuros demais
A palavra de ordem é equilíbrio e harmonia para se conseguir manter uma boa luminosidade na casa. Se você optar por pintar todas as paredes com tons escuros a sensação será de um ambiente muito menor e claustrofóbico. Além disso, fica cansativo e monótono visualmente. Esse é um dos grandes erros ao pintar a casa.
Se você gosta de tons sóbrios e escuros na casa, tudo bem! Você pode dar preferência por uma cor escura apenas em uma parede para criar um efeito de destaque ou aplicar em portas, janelas ou móveis para roubar a atenção para os detalhes.
3 – Tentar pintar uma parede sem ter habilidades necessárias
Mais um dos erros ao querer mudar a casa. Precisamos admitir quando não temos habilidade manual para executar uma determinada tarefa. Não há problema algum nisso! Assumir que não consegue é muito melhor do que chegar ao final e ver que o acabamento e o visual não ficaram bonitos e que o investimento financeiro e de tempo foram jogados fora.
Se está na dúvida e acha que não vai conseguir, contratar um pintor é a melhor opção. Ele vai entregar o serviço em um tempo mais rápido e com acabamento profissional.
4 – Escolher cores muito fortes
Ainda na ideia de manter o equilíbrio dentro de casa, escolha cores que não se tornem cansativas com o passar do tempo. Crie um esquema harmônico e não deixe o ambiente monótono ou engessado. Se achar complicado esta tarefa, use o círculo cromático e aprenda a usar diferentes tonalidades criando uma harmonia interessante entre elas.
5 – Misturar cores que não combinam
Fica mais simpático quando se consegue fazer com que os ambientes da casa sigam uma certa linha e estejam conectados, mesmo que as cores escolhidas sejam diferentes. A casa deve passar uma sensação de unidade, por isso esteja atento ao seu estilo e ao uso de cores que não combinam.
De preferência, compre uma amostra da tinta escolhida e teste em uma pequena parte da parede para ver se o tom realmente é o escolhido.
E então, você já cometeu algum destes erros? Está preparado para colocar a mão na massa? Compartilhe com os seus amigos para que eles aprendam também e conte com a Tintomax para executar o seu projeto!