Cansado da aparência atual do seu ambiente e pretende dar aquela renovada? Saiba que você pode ir muito além do que a simples pintura lisa nas paredes.

Hoje em dia, uma das opções mais utilizadas para renovar superfícies de alvenaria são as texturas de parede! Além de garantir um visual diferenciado, sua principal função é proteger a superfície contra a umidade, pois possuem alta resistência a diversas condições climáticas, inclusive chuvas e infiltrações.

Vale reforçar que, apesar das texturas serem grandes aliadas contra umidade, ainda sim é necessário buscar a causa desse problema, caso esteja acontecendo nas paredes de sua casa.

A técnica consiste, basicamente, na aplicação de uma massa para textura, utilizando materiais e ferramentas que irão garantir diferentes formas de revestir a superfície.

 

Além de ser uma opção criativa, é uma ótima forma de você renovar o seu ambiente sem gastar muito e proteger as paredes!

Ainda não conhece os tipos de texturas para paredes? O Blog do Tix irá te mostrar as principais escolhas do público!

 

Grafiato

 

Uma das técnicas mais populares e utilizadas, porém, sua aplicação é considerada um tanto quanto mais complicada.

É formada através de uma massa especial para esse tipo de textura, contendo grânulos de cristais naturais. Deve ser aplicada com uma espátula e desempenada logo em seguida, para garantir a uniformidade. Possui um visual de fissuras e relevo aparente.

 

Textura projetada

 

Essa textura é mais usada em ambientes externos, inclusive por conta da sua resistência a umidade. O seu efeito é alcançado através da aplicação utilizando uma pistola de textura projetada. A faixa de preço da pistola pode variar entre R$ 150,00 à R$ 500,00.

 

 

Textura com efeito de ranhura

 

Para conseguir o efeito desejado dessa textura, a aplicação deve ser feita com uma espátula de plástico com dentes, realizando movimentos uniformes como ondas, círculos ou listras. A dica é sempre realizar esses movimentos em sentidos distintos para conseguir efeitos criativos.

 

Passo a passo para fazer a sua textura de parede

Antes de tudo, você precisa reunir os materiais para aplicar a textura.

Você vai precisar de:

– Espátula;

– Desempenadeira;

– Espátula de plástico com dentes (caso seja textura com efeito de ranhura);

– Pistola de textura projetada (caso seja textura projetada)

– Mexedor;

– Protepiso para proteção;

– Massa para texturas.

 

1º passo – Preparando a parede

Para dar início, é preciso preparar a superfície que irá receber a massa. O ideal é lixar bem a parede e reparar suas falhas, caso apresente alguma.

 

2º passo – Limpando o local 

Depois de preparar a superfície, limpe bem a poeira que foi formada no processo anterior, utilizando um pano úmido. Em seguida, passe uma camada de fundo preparador na superfície que não esteja sólida. Se a parede for nova e sólida, utilize o selador.

 

3º passo – Aplicando a massa e executando a textura escolhida

Utilize uma desempenadeira para aplicar a massa de textura. Depois da aplicação, escolha alguma das texturas que apresentamos acima e execute conforme suas especificações.

 

4º passo – Espere secar completamente

A recomendação padrão para a secagem da textura ao toque é de 24 horas, porém, para a secagem completa é necessário 7 dias.

 

 

Agora que você já conhece os principais tipos de textura, que tal dar aquela renovada em seu ambiente?

Para mais informações sobre aplicação das texturas apresentadas, confira o site da Tintomax! – https://www.tintomax.com.br/

 

 

E aí, gostou das dicas? Confira mais artigos em nosso blog!

[button url=”https://institucional.tintomax.com.br/” color=”#f36f21″] Clique aqui [/button]