- novembro 13, 2017
A pintura é estimulante e tem papel fundamental na formação do conhecimento. Através das cores, formas, texturas e rabiscos as crianças têm a oportunidade de desenvolver a linguagem e aprimorar a comunicação, desenvolverem a sua autoestima e personalidade.
Então, não perca tempo e incentive o lado artístico dos seus filhos mesmo que eles sejam bem novos!
Como qualquer outra atividade, a pintura é uma aprendizagem. Sendo assim, aproveite para iniciar esta prática nos seus filhos desde cedo e crie um registro de toda a evolução deles.
Veja alguns excelentes motivos para você começar já e como mantê-las motivadas:
Entenda a importância e as vantagens de se estimular a pintura para as crianças!
1. A pintura é estimulante e aumenta a concentração
A pintura reduz consideravelmente a ansiedade, medos e expectativas. Uma vez que as crianças conseguem expressar suas preocupações através de papéis e tintas, as emoções são aliviadas de forma tranquila e equilibrada.
Por isso, é importante valorizar o desenho desde o início da vida da criança. O universo infantil precisa ser estimulado, desafiado e confrontado, de forma que tudo ao redor possa enriquecer as próprias experiências da criança.
2. Não tem idade para começar
De uma maneira geral, os bebês de os 6 meses a 2 anos, já estão preparados para apreciar esta enriquecedora atividade. Mas não é uma regra e desde que a criança consiga segurar um objeto, ela já pode começar a rabiscar. O mais importante é manter uma orientação e supervisão dos pais ou outro adulto.
3. Desenvolve o lado artístico
Ao mesmo tempo que as crianças se acalmam e conseguem passar um bom tempo concentradas e serenas, elas estarão, também, desenvolvendo o seu lado artístico. Isso vai ajudar a criar nelas uma personalidade criativa e inventiva.
Além disso, elas conseguirão progredir gradativamente e organizar melhor as suas ideias através dos desenhos.
Como manter a criança motivada?
Há muitas formas de levar a criança ao caminho da pintura! Uma ótima opção é apostar em livros ilustrados e preparados especialmente para receber um toque de cor. Eles são temáticos e existe uma infinidade de elementos para eles escolherem: flores, bonecas, animais, dinossauros e o fundo do mar por exemplo.
Outra forma de manter a criança motivada é separar um canto da casa para pendurar os desenhos e criar uma verdadeira galeria de arte para elas. Sempre que receber amigos e familiares, faça com que eles “visitem” e peça para as crianças mostrarem as próprias obras.
Não imponha limites nos desenhos
É muito importante não corrigir nem mesmo impor qualquer técnica, preferência de cor ou material. Ao contrário, apresente os vários tipos de ferramentas como lápis de cera, giz, lápis colorido, caneta hidrocor ou mesmo tinta comestível para que as crianças possam pintar com as próprias mãos.
Por isso, deixe o seu filho desenhar com liberdade e não imponha nenhuma obrigação para não frear a criatividade.
Interessante como a pintura ajuda as crianças em diferentes campos, não é mesmo? Que tal compartilhar este post com os seus amigos para que eles comecem também? E se precisar de alguns materiais para seus pequenos artistas, conte com a Tintomax!